|Espanha

O sol brilha para todos, mas sobretudo para a família real

Pelo desempenho do seu anacrónico papel enquanto monarcas, Felipe VI vai cobrar um salário anual de 290 mil, Letizia de 160 mil e a Rainha Sofía de 131 mil euros. Casa real aplicou o aumento salarial de 1,5% para os funcionários públicos.

Pelo exercício das suas funções enquanto Rei de Espanha, para gerir o seu lar, Filipe VI vai receber uma subvenção estatal de 8 431 150 euros para o ano de 2026. É um valor substancial para um casal com filhos e os avós, sobretudo tendo em conta que os mais recentes números do Instituto Nacional de Estadística (2023) apontam para um salário médio anual de 28 049 euros por trabalhador em Espanha.

O valor da subvenção não inclui todos os gastos com a segurança e com os edifícios utilizados pela Monarquia, classificados como património nacional.

Ainda que o valor recebido anualmente pela Casa Real esteja congelado desde 2021, desengane-se quem achar que a monarquia espanhola vai ter problemas em acompanhar a inflação e o aumento do custo de vida. Aproveitando o balanço de um aumento salarial de 1,5% para a administração pública, aplicado pelo Governo de Pedro Sanchéz, Felipe VI aproveitou para reforçar as suas finanças particulares (com poupanças superiores a 2,5 milhões de euros).

Pelo desempenho do seu anacrónico papel enquanto monarca, o Rei Felipe VI vai cobrar ao Estado espanhol um salário anual de 290 mil. A sua mulher, Letizia, vai auferir um salário de 160 mil enquanto a Rainha mãe, Sofía, aumenta a remuneração para os 131 mil euros. Afinal de contas, estamos todos no mesmo barco.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui