|Cuba

Trabalhadores da saúde homenageados em Cuba

O Teatro Sauto, em Matanzas, acolheu uma homenagem aos trabalhadores da saúde em Cuba no Dia da Medicina Latino-americana. Díaz-Canel enviou um «abraço agradecido» a quem se dedica «à mais bela das missões».

Homenagem aos trabalhadores e organizações sindicais do sector da saúde em Matanzas, no Teatro Sauto, a 3 de Dezembro de 2025 Créditos / PL

O Dia da Medicina Latino-americana, 3 de Dezembro, ficou marcado por várias cerimónias de homenagem e mensagens de agradecimento aos trabalhadores da saúde da Ilha – algumas das quais no estrangeiro.

Em Matanzas, capital da província cubana homónima, o Teatro Sauto acolheu a sessão de homenagem a médicos, enfermeiros e demais profissionais do sector na região.

Um dos momentos mais destacados foi entrega de prémios e distinções a trabalhadores e estruturas sindicais de todos os municípios e hospitais da província.

Na cerimónia, Yoiledys Tornes, secretária-geral do Sindicato da Saúde em Mantanzas, apelou à defesa dos valores humanos a todo o custo.

«Quando um furacão nos atinge, uma epidemia ameaça ou uma comunidade humilde precisa de ajuda, o primeiro uniforme que se vê é o do médico, não por interesse próprio, mas por um dever sagrado para com a humanidade», afirmou, citada pela Prensa Latina.

No evento, foram ainda entregues a Medalha do Trabalhador Internacionalista e a Distinção Manuel «Piti» Fajardo. A autarquia de Colón foi reconhecida como Município Integral e a Universidade de Ciências Médicas de Matanzas recebeu o título de Colectivo Moral pelo segundo ano consecutivo, refere a fonte.

Díaz-Canel felicitou os trabalhadores no seu dia

Na sua conta de Twitter (X), o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, publicou uma mensagem de saudação aos profissionais da saúde do país caribenho, assinalando o Dia da Medicina Latino-americana.

O chefe de Estado enviou um «abraço agradecido a quem se dedicou à mais bela das missões: salvar e preservar com saúde a vida humana».

No mesmo contexto, José Angel Portal Miranda, ministro da Saúde Pública de Cuba, desejou felicidades aos trabalhadores e estudantes do sector, e agradeceu «a todos por mostrarem que a medicina em Cuba não é só uma profissão: é uma forma de entender a vida, uma expressão de solidariedade e um compromisso com a humanidade».

Já o ministro dos Negócios Estrangeiros, Bruno Rodríguez, felicitou os profissionais da saúde da América Latina e das Caraíbas, em especial os de Cuba, que «com sacrifício, solidariedade, preparação e humanismo cumpriram e cumprem múltiplas tarefas internacionalistas pelo bem-estar dos povos».

O diplomata enviou ainda um «forte abraço aos 24 mil cooperantes cubanos da saúde que continuam a prestar os seus serviços em 56 países».

A propósito do nascimento de Carlos J. Finlay

A 3 de Dezembro, celebra-se o nascimento do cientista cubano Carlos J. Finlay (1833-1915), que, em 1881, descobriu o agente transmissor da febre amarela.

Durante cerca de três décadas a data foi conhecida, no país antilhano, como Dia da Medicina Americana, mas, com o triunfo da revolução, instituiu-se como Dia da Medicina Latino-americana e do Trabalhador da Saúde, sendo ocasião para homenagear todos os trabalhadores que se dedicam à promoção, preservação e restabelecimento da saúde, dentro e fora de país.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui