Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Decidiram pela abstenção

PSOE viabiliza Rajoy

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) decidiu abster-se na votação de uma nova investidura de Mariano Rajoy à frente do Governo de Madrid, o que viabiliza a formação de um novo Executivo do Partido Popular (PP) depois de dez meses de impasse político.

PSOE deu neste domingo «carta branca» para Mariano Rajoy chefiar o Governo de Espanha
PSOE deu neste domingo «carta branca» para Mariano Rajoy chefiar o Governo de EspanhaCréditosStephane de Sakutin/ POOL / Agência LUSA

O Comité Federal do PSOE aprovou neste domingo, com 139 votos a favor e 96 contra, a abstenção do partido à investidura de Mariano Rajoy, actual presidente do executivo de gestão e líder do conservador Partido Popular (PP).

O Congresso dos Deputados deverá reunir-se a partir de quarta-feira, esperando-se que uma primeira votação na quinta-feira chumbe a investidura do líder do PP, mas que esta passe na segunda votação, prevista para sábado, onde basta uma maioria simples, com a abstenção dos deputados socialistas.

Mais uma vez se confirma que os socialistas saem muito divididos, depois de 54 membros do Comité Federal terem tomado a palavra e manifestado a sua opção a favor ou contra a abstenção.

No início de Outubro, Pedro Sánchez foi forçado a demitir-se de secretário-geral do PSOE, depois de ter defendido o «não» a Rajoy contra os partidários da «abstenção», que acabaram por sair vencedores.

O rei Felipe VI realiza entre hoje e amanhã uma ronda de consultas com todos os partidos com assento parlamentar para verificar se há condições para apresentar um candidato à investidura. Tudo indica que irá incumbir, pela segunda vez, Rajoy de formar Governo. No caso de um novo Governo não entrar em funções até ao fim deste mês, Felipe VI teria de dissolver o Congresso dos Deputados e marcar novas eleições.

Mariano Rajoy já classificou esta decisão do PSOE de «muito razoável».

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui