Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Reino Unido

Professores do Ensino Superior britânico devem voltar à greve

Docentes de 89 faculdades britânicas vão decidir se avançam para a greve, depois da divulgação, esta segunda-feira, de um inquérito sobre a crise no sector, sobretudo devido aos baixos salários.

Docentes do Ensino Superior em greve durante uma manifestação em Londres, em Novembro de 2022 
Docentes do Ensino Superior em greve durante uma manifestação em Londres, em Novembro de 2022 Créditos / Morning Star

O estudo, realizado pelo sindicato University and College Union (UCU) a 2000 dos seus trabalhadores filiados, revelou que 96% dos professores se debatem com dificuldades financeiras por causa da parca remuneração.

Além disso, 79% afirmaram que os problemas económicos têm impacto na sua saúde mental e cerca de metade – 46% – disse que os seus rendimentos não são suficientes para fazer frente ao custo de vida.

No inquérito – revela o Morning Star –, 67% dos docentes afirmaram que aquecem as suas casas com menos frequência, 27% saltam refeições e 6% recorrem a bancos alimentares.

A estrutura sindical denunciou que a Associação das Faculdades (AoC) – organização que representa o patronato – se recusou, até ao momento, a avançar com uma proposta de aumento salarial para o período 2023/24, apesar de as faculdades receberem pelo menos mais 700 milhões de libras este ano em comparação com o financiamento que recebiam há três anos, refere a fonte.

Para a secretária-geral da UCU, Jo Grady, esta pesquisa deixa bem à vista as razões pelas quais os docentes do Ensino Superior vão aprovar em grande número a realização da greve.

«Os trabalhadores são o coração palpitante das nossas comunidades e transformam as oportunidades de milhares de estudantes todos os anos», sublinhou Grady, acrescentando: «Mas estão a lutar para sobreviver e os salários são tão baixos que prejudicam a sua saúde mental.»

Alertando que «os salários e as condições de trabalho são tão maus que muitos ponderam sair», a dirigente sindical destacou que há dinheiro para pagar aos docentes de «forma justa» e «começar as respeitá-los».

O período de decisão sobre a greve decorre entre hoje e 10 de Outubro, informou o sindicato.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui