Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|México

Peças arqueológicas regressam ao México após 30 anos nos Países Baixos

Um conjunto de 17 objectos arqueológicos que estiveram na posse de cidadãos neerlandeses durante três décadas voltou ao México, respeitando o direito do país a preservar a sua história e cultura.

Peças arqueológicas devolvidas ao México por dois cidadãos neerlandeses 
Peças arqueológicas devolvidas ao México por dois cidadãos neerlandeses Créditos / La Jornada

A Embaixada do México nos Países Baixos recebeu 17 peças arqueológicas, que foram voluntariamente restituídas ao país azteca por dois cidadãos neerlandeses, informou o Ministério mexicano dos Negócios Estrangeiros.

A entrega segue-se à recente polémica gerada pelo leilão em Paris de peças provenientes de Equador, Guatemala, México, Panamá, Peru e República Dominicana, contra a qual as autoridades mexicanas fizeram uma intensa campanha.

Na sede diplomática, na Haia, Hubert de Boer e Liesebeth Mellis procederam à devolução formal destes bens culturais, que datam do período compreendido entre 400 e 1521, segundo informou o ministério em comunicado.

Durante a cerimónia, o embaixador mexicano, José Antonio Zabalgoitia, agradeceu a De Boer e Mellis pela iniciativa de devolver ao país o património arqueológico que lhe pertence.

Por seu lado, os cidadãos neerlandeses afirmaram que decidiram devolver as peças depois de visitarem a exposição Aztecas, actualmente patente no Museu de Etnografia da cidade de Leiden, refere o La Jornada.

De acordo com o parecer emitido por peritos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), as peças de barro, de estilo huasteco, mexica e mixteco, são autênticas.

Até ao momento, o México conseguiu recuperar 6000 peças no âmbito da campanha que o governo de López Obrador lançou pela devolução de objectos das civilizações maia e azteca, bem como de outros povos pré-hispânicos.

Só o ano passado foram devolvidos mais de 1200 artigos, sobretudo provenientes da Alemanha, Itália, Países Baixos, Dinamarca, Austrália, França e Estados Unidos.

De acordo com as autoridades mexicanas, a campanha insere-se numa política mais ampla destinada a promover o respeito e reconhecimento pela história e a identidade dos povos indígenas.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui