Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|cooperação

Parlamento sírio agradece doação de vacinas por Cuba

O país caribenho doou 240 mil doses de vacinas anti-Covid à Síria, que faz frente à guerra de agressão e ao terrorismo patrocinado pelo Ocidente, bem como às sanções e ao bloqueio imposto pelos EUA.

Reunião do Grupo de Amizade com Cuba na Assembleia Popular da Síria com o embaixador cubano no país levantino 
Reunião do Grupo de Amizade com Cuba na Assembleia Popular da Síria com o embaixador cubano no país levantino CréditosFady Marouf / Prensa Latina

O Grupo de Amizade com Cuba na Assembleia Popular da Síria manifestou, esta terça-feira, a sua gratidão à Ilha pela doação de 240 mil vacinas anti-Covid-19 ao país árabe.

«O nosso profundo agradecimento e apreço ao povo e ao governo cubanos por este gesto solidário e humanitário», afirmaram os 20 deputados que integram o grupo durante a reunião que mantiveram na sede parlamentar, em Damasco, com o embaixador cubano na Síria, Miguel Porto.

O deputado Mohammed Jary, chefe do grupo de amizade, qualificou a doação como uma ação de solidariedade com muito valor, na medida em que desafiou e rompeu o bloqueio imposto à Síria pelos Estados Unidos e seus aliados.

«O nosso sincero agradecimento e apreço aos cientistas cubanos pelas suas conquistas e contribuições à humanidade», disse Jary à Prensa Latina no final do encontro.

As autoridades de saúde sírias destacaram a eficácia das vacinas cubanas, num momento em que o bloqueio ocidental impede a chegada ao país de alimentos e medicamentos à população, acrescentou.

Ahmad Bousel, deputado do Partido Comunista Unido da Síria, expressou-se de forma semelhante, tendo qualificado o gesto cubano como uma acção internacionalista que reflecte a política solidária de Cuba e a excelente amizade que mantém com o país árabe.

Por seu lado, o diplomata cubano apresentou uma explicação detalhada sobre os avanços do sistema de saúde em Cuba, as suas conquistas na área das vacinas e dos medicamentos biotecnológicos, tendo-se referido ainda às altas taxas de vacinação entre a população, indica a Prensa Latina.

Síria e Cuba estabeleceram relações diplomáticas em 11 de Agosto de 1965, que têm sido marcadas pelo apoio mútuo às causas de ambos os países em todos os palcos internacionais.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui