|México

Mais um jornalista assassinado no México, o 11.º este ano

Ernesto Méndez, jornalista e proprietário do portal Tu Voz, foi morto a tiro, com mais três pessoas, em San Luis de la Paz, no estado de Guanajuato, confirmaram as autoridades.

Créditos / andina.pe

As vítimas foram baleadas por um grupo de homens armados que entraram na cervejaria Alask-Guamas, de que Méndez também era dono, cerca das 23h de terça-feira (hora local).

Segundo refere o periódico La Jornada, o estado de Guanajuato é o mais violento do México, tendo um registo de 295 homicídios em Julho último.

Dados preliminares apontam para uma execução. Ernesto Méndez, dono do portal Tu Voz e correspondente do jornal El Correo e do portal Zona Franca, é o 11.º jornalista a ser morto no país este ano.

Outras fontes apresentam números mais elevados, mas o La Jornada refere-se àqueles que são oficialmente reconhecidos como jornalistas pelo governo federal.

De acordo com o presidente do Município de San Luis de la Paz, que disse ter uma relação próxima com Méndez, este nunca lhe comentou ter sido alvo de ameaças.

No portal Tu Voz, há vários artigos de opinião seus, alguns dos quais contra o Partido de Acción Nacional (PAN; de direita), sendo o mais recente intitulado «El último gobierno del PAN, un gobierno cobarde que escondió la cabeza ante la inseguridad».

Apesar das detenções, investigações, julgamentos e condenações nos últimos anos, já no período de López Obrador, o país continua a destacar-se, na América Latina e no mundo, como um daqueles em que maior número de vozes da comunicação social são silenciadas a tiro.

A organização Artículo 19, que defende a liberdade de imprensa no México e luta contra a impunidade que tem envolvido a morte de jornalistas no país americano, documentou, entre 2000 e 29 de Junho de 2022, 154 assassinatos de jornalistas, por possível relação com o seu trabalho.

Destes, 47 foram perpetrados durante o mandato anterior, de Enrique Peña Nieto, e 34 no actual, de Andrés Manuel López Obrador, indica o organismo no seu portal.

Tópico