Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|México

López Obrador voltou a agradecer o apoio de Cuba ao sistema de saúde mexicano

Há actualmente 700 médicos especialistas cubanos a participar no sistema promovido pelo Instituto Mexicano de Segurança Social (IMSS) e Bem-Estar, informou esta terça-feira Andrés Manuel López Obrador.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador 
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador Créditos / pagina12.com.ar

Durante a conferência de imprensa diária no Palácio Nacional, na Cidade do México, o presidente mexicano voltou a agradecer a Cuba pelo apoio prestado no desenvolvimento de um sistema de saúde no país.

López Obrador disse que erguer o sistema de saúde, que «estava no chão» e «era controlado por corruptos que roubavam o dinheiro até dos medicamentos», levou tempo, devido a problemas estruturais.

«Recebemos a má herança de não termos os médicos, não termos os especialistas que o país requer», frisou, citado pelo portal Cuba Debate.

«Agradecemos ao povo e ao governo de Cuba, que também nos está a ajudar, porque já são 700 os especialistas de Cuba que estão a trabalhar nos hospitais do México», afirmou o chefe do Executivo federal.

Em Março deste ano, Zoé Robledo, director-geral do Instituto Mexicano de Segurança Social (IMSS) e Bem-Estar, explicou que, então, havia 610 médicos cubanos a trabalhar no país, e que estava a envidar esforços, junto das autoridades cubanas da saúde, para que chegassem mais 600 especialistas.

Obrador disse que aquilo que se está a criar no país norte-americano no sector da Saúde é algo para todos os mexicanos, para que os hospitais funcionem todos os dias e nos locais mais recônditos.

O novo sistema é «integral e universal», com «cuidados médicos e medicamentos gratuitos para todos os mexicanos, porque esse é um direito humano, inviolável», insistiu, acrescentando que é preciso «tirar da rede pública da saúde as caixas registadoras».

Sessenta anos de colaboração médica cubana

O agradecimento aos médicos cubanos foi feito a 23 de Maio de 2023, no 60.º aniversário da colaboração médica cubana internacional, dinamizada por Fidel Castro.

De acordo com as autoridades cubanas, mais de oito milhões de vidas foram salvas em 165 países graças a essa colaboração, que começou a 23 de Maio de 1963, com uma brigada médica enviada para a Argélia.

Nesse mesmo período, o pessoal médico cubano atendeu 2,1 mil milhões de pacientes pelo mundo fora, realizou quase 16 milhões cirurgias e ministrou mais de 17 milhões de vacinas.

No âmbito do projecto humanitário Missão Milagre ou Operação Milagre, instituído em 2004 por iniciativa dos governos de Cuba e da Venezuela, a cooperação médica de Cuba realizou mais de 3,2 milhões de cirurgias a diversos problemas de carácter oftalmológico, permitindo que pessoas de baixos recursos mantivessem a visão.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui