Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Irlanda

Irlanda: novo ano académico à porta e estudantes protestam contra crise habitacional

Estudantes reclamaram legislação capaz de os proteger de «esquemas» e da «exploração dos usurários das rendas». Um estudo recente mostra que metade dos estudantes divide um quarto com três ou mais pessoas.

Protesto em Cork, Irlanda, promovido pelo Connolly Youth Movement (CYM) contra a «crise habitacional» no país 
Protesto em Cork, Irlanda, promovido pelo Connolly Youth Movement (CYM) contra a «crise habitacional» no país Créditos / CYM

Organizações de jovens e associações de estudantes irlandesas mobilizaram-se para condenar a crise da habitação que o país atravessa, quando se aproxima o início do novo ano académico, em Setembro.

Na semana passada, o Sindicato dos Estudantes na Irlanda (USI, na sigla em inglês) lançou, em conjunto com grupos de defesa do direito à habitação, a campanha «Scam Watch» contra a exploração dos estudantes por parte de «proprietários e usurários das rendas».

O USI exigiu ainda legislação com vista ao controlo das rendas e capaz de garantir habitações a preços acessíveis aos estudantes, refere o Peoples Dispatch.

Partidos como o Sinn Fein acusam o governo de coligação formado por Fianna Fail, Fine Gael e Verdes de não ter estado à altura dos problemas dos estudantes que são inquilinos, abandonando-os às «garras da crise imobiliária».

Campanha Raise the Roof em defesa de uma nova política de habitação

A situação de crise no sector da habitação não é nova no país europeu, marcada pelos preços elevados de rendas e a falta de habitação social, levando a que partidos progressistas e de esquerda, o Connolly Youth Movement (CYM), sindicatos, movimentos pelo direito à habitação, organizações de estudantes, entre outras, tenham lançado a campanha Raise the Roof, em defesa de uma nova política de habitação e contra os despejos.

No âmbito da campanha, várias mobilizações tiveram lugar na Irlanda para exigir às autoridades que promovam uma política habitacional a preços acessíveis para todos, com uma vida «estável e decente» para os inquilinos e habitação pública de qualidade.

Em Novembro, no contexto de uma manifestação que reuniu milhares de pessoas pelo direito à habitação em Dublin, Paul Gavan, deputado pelo Sinn Fein, sublinhou a necessidade de «o governo reconhecer a emergência na habitação e tomar medidas imediatas», que passam por «proibir os aumentos das rendas», «transformar as casas devolutas em locais habitados» e, sobretudo, «duplicar a despesa na construção de habitação pública em terrenos públicos».

Metade dos estudantes divide um quarto com três ou mais pessoas

De acordo com um estudo recente realizado pelo Irish Council for International Students (ICOS), cerca de metade dos estudantes inquiridos partilhava um quarto com três ou mais pessoas, enquanto um em cada dez se via obrigado a dividir um espaço habitacional com seis estudantes.

O mesmo estudo revelou que 14% dos estudantes na Irlanda enfrentaram algum tipo de «esquema» enquanto procuravam habitação; 66% reconheceram que a crise no sector da habitação tinha impacto na sua saúde mental.

Em meados deste mês, o Sinn Fein alertou que 68% dos jovens irlandeses são obrigados a viver com os pais. «O enorme fracasso do governo em fornecer habitações acessíveis e sociais ou em enfrentar a espiral das rendas significa que mais e mais pessoas estão a viver em modo de espera», disse o partido.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui