O ministro-chefe, Pinarayi Vijayan, participou em Thrissur no lançamento de uma iniciativa que, frisou, visa acabar com a situação dos sem-terra no estado do Sul da Índia.
Durante a sessão, que teve lugar na semana passada, o governante comunista afirmou que atribuir terras aos que não as têm é uma prioridade do seu executivo.
Só no distrito de Thrissur, onde decorreu a cerimónia, foram entregues 3922 títulos de propriedade; os restantes foram distribuídos pelos diversos distritos do estado do extremo Sudoeste da Índia, refere o portal timelinedaily.com.
Na ocasião, o ministro-chefe afirmou a vontade de agilizar um processo que envolve a identificação dos sem-terra e de terras disponíveis para eles, a preparação de documentos e a resolução de questões legais.
Isto, refere o Times of India, num contexto em que o governo de Modi continua alegadamente a discriminar o executivo de Kerala e «a negar os direitos que assistem ao estado», acusou.
Ao abordar a questão na sua conta oficial de Twitter (X), Pinarayi Vijayan disse que por todo o estado «31 499 famílias se tornaram orgulhosos proprietários de terras», por via da iniciativa levada a cabo pelo governo da Frente Democrática de Esquerda – que integra de forma amplamente maioritária membros do Partido Comunista da Índia (Marxista).
«Este feito contribui para o esforço dedicado pelo governo da Frente Democrática de Esquerda para a acabar com os sem-terra no estado», acrescentou.
De acordo com o Departamento estadual das Finanças, nos últimos dois anos e meio, o governo distribuiu 153 103 títulos de propriedade a famílias no estado.
A estes juntam-se os mais de 170 mil entregues entre 2016 e 2021, também com a Frente de Esquerda no poder.
Desde 2016, o governo liderado pelos comunistas entregou cerca de 314 mil títulos de terra, sublinharam as autoridades de Kerala.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui