|Índia

Kerala entregou 320 novos apartamentos a famílias de pescadores

O governo da Frente Democrática de Esquerda pretende construir 1032 apartamentos para pescadores na zona portuária da capital. O projecto, que envolve o município, visa criar uma «cidade sem sem-abrigo».

Sulaikha Beevi, uma das pessoas que receberam as chaves dos novos apartamentos em Mathippuram 
Sulaikha Beevi, uma das pessoas que receberam as chaves dos novos apartamentos em Mathippuram Créditos / Newsclick

Foi o ministro-chefe do estado de Kerala, Pinarayi Vijayan, que entregou às famílias de pescadores, esta segunda-feira, as chaves dos 320 novos apartamentos, construídos em Mathippuram, perto do porto piscatório de Vizhinjam.

Este novo complexo, decorado com luzes em jeito de celebração, foi erigido no âmbito da segunda fase do projecto habitacional Rajiv Awaz Yojana (RAY), que, no total, deve construir 1032 apartamentos para famílias da comunidade piscatória de Mathippuram, na capital do estado de Kerala, Thiruvananthapuram.

O projecto, que envolve fundos municipais, estaduais e do Estado, «representa mais um passo para alcançar o objectivo do Município de Thiruvananthapuram de "uma cidade sem sem-abrigo", disse a presidente da autarquia, Arya Rajendran, militante do Partido Comunista da Índia (Marxista) que, em Novembro de 2020, se tornou a mais jovem presidente de um município na Índia.

Na primeira fase, informa o Newsclick, foram construídos 222 apartamentos. Na terceira e na quarta, devem ser construídos 326 e 164, respectivamente.

Os prédios estão localizados a pouca distância da costa, tendo em conta que a pesca é a principal fonte de subsistência da maioria das famílias desta região. O ministro das Pescas de Kerala, Saji Cherian, que esteve presente na cerimónia de inauguração, disse que o governo da Frente Democrática de Esquerda (FDE), liderada pelo Partido Comunista da Índia (Marxista), também irá concluir em breve a construção do centro de desembarque de peixe em Vizhinjam.

Por seu lado, o ministro-chefe, Pinarayi Vijayan, destacou a abordagem do seu governo ao desenvolvimento no estado no Sul da Índia. «Projectos como a LIFE Mission, que visa garantir habitação para os sem-abrigo, fazem parte desta visão. Na terceira fase, o governo deu prioridade à reabilitação dos sem-terra, garantindo-lhes alojamento. O governo defende que alimentação, habitação, saúde e educação devem estar disponíveis para todos», disse.

O LIFE Mission é um projecto do governo de Kerala que visa construir casas para pessoas sem habitação, recorrendo a fundos estaduais e do governo central. A selecção dos beneficiários é feita de acordo com determinados critérios e seguindo várias fases, que podem ser entendidas no portal oficial do projecto, em malaiala e inglês.

De acordo com o ultimo relatório, 279 131 famílias receberam alojamento, ao abrigo de diferentes projectos, desde que a FDE assumiu o poder, em 2016.

Tópico