|Índia

Em 100 dias de governo, milhares de casas, escolas e estradas construídas em Kerala

O plano de acção que a Frente Democrática de Esquerda lançou em Junho completou agora 100 dias. Além do edificado em várias áreas, foi criado emprego, distribuída terra, melhorada a acção social.

No âmbito do programa dos 100 dias, o governo de Kerala construiu mais de 12 mil casas 
No âmbito do programa dos 100 dias, o governo de Kerala construiu mais de 12 mil casas Créditos / newsclick.in

A 11 de Junho, duas semanas depois de assumir o cargo, o ministro-chefe do estado de Kerala, Pinarayi Vijayan, anunciou o plano de acção de 100 dias do governo da Frente Democrática de Esquerda (FDE) para fazer frente ao abrandamento económico associado à pandemia de Covid-19.

A ênfase dos avultados investimentos seria posta em políticas para fazer avançar as conquistas deste estado do Sul da Índia nas áreas da saúde, da educação e segurança social, bem como para fazer acelerar o crescimento económico e criar empregos de qualidade, disse o dirigente comunista.

Em Abril deste ano, a FDE, liderada pelo Partido Comunista da Índia (Marxista), venceu as eleições para a Assembleia Legislativa Estadual, assegurando 99 dos 140 assentos e quebrando uma tradição de décadas no estado, de acordo com a qual o governo em funções perdia as eleições para a oposição. A resposta à Covid-19 e o plano de 100 dias, lançado pelo governo em duas fases para defesa do povo, foram uma das razões do êxito eleitoral.

Com o novo plano de acção de 100 dias a chegar ao fim, o painel estadual que acompanha implementação do programa informou que 132 dos 178 projectos nele incluídos foram completados e que os restantes 46 devem ser concluídos em breve, refere o portal newsclick.in.

No que diz respeito aos projectos concluídos, o painel indicou que foram construídas 12 067 casas, 92 edifícios escolares, mil estradas rurais e três academias de futebol no estado, tendo ainda sido levadas a cabo outras iniciativas.

Acções em domínios variados

No âmbito do programa, o governo distribuiu títulos de propriedade de terra a 13 534 famílias. O governo anterior da Frente de Esquerda já tinha distribuído 175 mil títulos de propriedade entre 2016 e 2021, como parte do esforço para tornar a terra acessível a todas as famílias sem terra, refere o newsclick.in.

Na área da Saúde, o governo concluiu vários projectos, em que se incluem um centro comunitário em Paika, centros de apoio a doentes infectados com HIV/SIDA em sete distritos, centros de terapia anti-retroviral em quatro faculdades de medicina e num hospital distrital, e uma unidade de cuidados intensivos, com 110 camas, na capital do estado, Thiruvananthapuram.

Ainda no âmbito do programa dos 100 dias, o Departamento de Desenvolvimento Agrícola promoveu o cultivo de vegetais, arroz, bananas e batatas em 23 566 hectares de terra em todo o estado, utilizando técnicas de agricultura biológica. Entretanto, o governo anunciou planos para promover estas técnicas em 84 mil hectares de terra este ano, através de cooperativas agrícolas.

Outra iniciativa lançada como parte dos 100 dias foi a Vathilpadi Sevanam, que visa tornar acessíveis os serviços públicos aos idosos, às pessoas com deficiência, aos acamados, entre outros. Na primeira fase deste projecto, refere o newsclick.in, estão a ser entregues nas casas destas pessoas certidões, pensões, medicamentos, entre outras coisas.

O painel estadual que acompanha a implementação dos projectos integrados no programa informou ainda que foram criadas 64 835 «oportunidades de emprego» nos diversos departamentos do governo de Kerala e em instituições do sector público.

Tópico