Em órbita da estrela mais próxima do Sol há um planeta que tem condições favoráveis à existência de vida tal como a conhecemos. Isto porque a pouca radiação que chega a esse planeta pode permitir que contenha água, se existir atmosfera.
O planeta descoberto por uma equipa internacional de astrofísicos foi baptizado com o nome Próxima b. Orbita perto da estrela, a Próxima do Centauro, mas esta é uma anã-vermelha, tão pequena que não pode ser observada à noite e cujas radiações são mais fracas que a de outras estrelas, como o nosso Sol. O astro tem um tamanho próximo ao da Terra e 1,3 vezes a sua massa, e assim que se confirmar a sua existência pode vir a tornar-se no principal alvo dos trabalhos dos astrónomos.
Desde o ano de 2000 que se estuda a possibilidade de existência deste planeta. Constituiu-se uma equipa, que é liderada por Guillem Anglada-Escudé, e graças ao efeito de Doppler (nome que não soará estranho aos fãs de Sheldon Cooper, personagem da série televisiva A Teoria do Big Bang) aplicado às ondas electromagnéticas chegaram-se aos resultados agora conhecidos. De acordo com o Público, as observações num deserto do Chile, já este ano, com um telescópio do Observatório Europeu do Sul, permitiram perceber que está apenas a 7,5 milhões de quilómetros da Próxima do Centauro.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui