|China

Infra-estrutura de transportes na China é maior, mais rápida e mais eficiente

A informação foi divulgada pelo ministro chinês dos Transportes, Liu Wei, que destacou os «resultados notáveis» alcançados no período 2021-2025, incluindo mais dez mil quilómetros de ferrovia de alta velocidade.

Um protótipo do comboio de alta velocidade CR450, o mais recente modelo do género concebido pela China, estreou em Pequim a 29 de Dezembro de 2024 Créditos / Global Times

Ao abordar, numa conferência de imprensa em Pequim, os feitos alcançados no domínio dos transportes pelo país asiático neste período, Liu afirmou que a rede de transportes se tornou mais robusta, com ênfase na modernização e na alta qualidade, à medida que avança o desenvolvimento de um sistema nacional de transportes abrangente.

De acordo com o responsável, seis tarefas foram concretizadas com êxito e antes do prazo no âmbito do 14.º Plano Quinquenal (2021-2025), esperando-se que as restantes 11 metas sejam atingidas este ano, indica o Global Times.

Entre outros aspectos, Liu destacou que, até o final de 2024, a extensão da rede ferroviária em operação atingiu 162 mil quilómetros, 48 mil dos quais são de alta velocidade. Por comparação com o final do 13.º Plano Quinquenal (2016-2020), há mais 16 mil quilómetros de rede operacionais, incluindo mais dez mil de linhas de alta velocidade.

Por seu lado, a rede de autoestradas cresceu até aos 5,49 milhões de quilómetros, a de estradas rurais até aos 4,64 milhões de quilómetros e as vias navegáveis até 17,6 mil quilómetros. Além disso, referiu, os aeroportos de aviação civil certificados passaram a ser 263 (mais 22 do que no final do período anterior).

Sublinhando o progresso tecnológico do país, o ministro notou que os equipamentos de transporte se tornaram mais avançados, com uma série de «marcas chinesas» a ganhar reconhecimento mundial, nomeadamente as linhas ferroviárias de alta velocidade, as autoestradas, as pontes, os portos e os serviços de entrega rápida.

Liu destacou também «novos marcos» alcançados nesta fase, como a inauguração do comboio de alta velocidade CR450, o lançamento do primeiro grande navio de cruzeiro construído na China ou a entrada em serviço comercial regular do avião C919.

Cooperação internacional

No que respeita à cooperação internacional, o ministro afirmou esta segunda-feira que está rapidamente a ganhar forma uma estrutura mundial de conectividade de transportes.

Neste âmbito, referiu-se ao avanço na construção do Centro Internacional de Transporte Marítimo de Xangai, bem como aos avanços alcançados pelo Porto de Livre Comércio de Hainan ao nível das «inovações nos domínios da aviação e do transporte marítimo».

Referindo-se a grandes projectos concluídos e operacionais, como a Linha Ferroviária China-Laos, Liu sublinhou também que a Ferrovia China-Quirguistão-Uzbequistão já começou a ser construída.

Ainda de acordo com o ministro chinês, o Expresso Ferroviário China-Europa já operou mais de 110 mil comboios de mercadorias, enquanto o comboio intermodal ferroviário-marítimo que opera ao longo do Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo movimenta cerca de 10 mil comboios intermodais marítimo-ferroviários anualmente.

Transportes mais modernos e eficientes

Na conferência de imprensa, Liu frisou que os serviços de transporte na China se tornaram «mais modernos e eficientes», tendo referido que, diariamente, 180 milhões de pessoas viajam de uma província para outra, 160 milhões de toneladas de mercadorias são transportadas e 478 milhões de encomendas-expresso são recolhidas e entregues.

«Estas conquistas reflectem um avanço significativo nas infra-estruturas dos transportes e comunicações, que são um elemento-chave para o desenvolvimento económico e a integração regional», disse Liu Wei.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui