|Cuba

Cuba, na vanguarda da investigação, recebe material médico da China

O Partido Comunista da China doou ao seu homólogo cubano material de protecção para o combate à Covid-19 na Ilha. Apesar do bloqueio, a investigação científica no país mantém-se na «linha da frente».

A China já realizou vários donativos de material médico a Cuba, para ajudar o país caribenho na luta contra a Covid-19
A China já realizou vários donativos de material médico a Cuba, para ajudar o país caribenho na luta contra a Covid-19 Créditos / Xinhua

O material médico, avaliado em mais de 42 500 dólares, consiste em 6000 máscaras N95 (filtram até 95% das partículas de ar) e 60 mil máscaras de tipo cirúrgico, revela a agência Xinhua. A doação foi feita pelo Departamento Internacional do Partido Comunista da China e entregue esta quarta-feira pelo embaixador chinês em Havana, Chen Xi, ao vice-chefe de Relações Internacionais do Partido Comunista de Cuba, Ángel Arzuaga.

O material será colocado, na sua totalidade, à disposição do Sistema Nacional de Saúde da maior ilha das Antilhas. Chen Xi reconheceu o esforço do Estado e do povo cubanos na luta contra a epidemia, e destacou a solidariedade mútua que marcou as relações bilaterais ao longo de seis décadas.

«Este novo coronavírus não sabe de fronteiras nem nacionalidades. Só com o apoio mútuo nos poderemos proteger. Por esta razão, Cuba e China repudiam a politização e estigmatização da pandemia, que tantas vidas cobrou já», disse, citado pelo diário Granma, acrescentando que o seu país «venceu de forma gradual a Covid-19» e que acredita que «Cuba também o faça, graças às acções do governo e à disciplina do seu povo».

Por seu lado, Ángel Arzuaga agradeceu o gesto solidário, salientando que, «num momento em que a administração dos EUA incrementa o cruel e genocida bloqueio económico, comercial e financeiro» contra o país caribenho, criando «entraves à aquisição e transporte de material necessário para o combate ao SARS-coV-2, Cuba e China tornaram-se uma referência na cooperação tendo como base a igualdade e o respeito mútuo».

O governo e várias empresas do país asiático têm enviado para a ilha caribenha vários donativos de material sanitário destinado à luta contra o coronavírus SARS-CoV-2. Ontem mesmo, chegou a Havana um avião da Cubana de Aviación, proveniente da China, com 17 toneladas de material médico.

Contributo da Ciência é valorizado

Entretanto, a Prensa Latina destaca o facto de Cuba, mesmo com o bloqueio, ter atingido um elevado patamar ao nível da investigação científica e tecnológica na área da Saúde, o que lhe permite manter-se na vanguarda da luta contra a Covid-19.

Num encontro que manteve esta quarta-feira com trabalhadores na área da Ciência e Inovação Tecnológica responsáveis pelo combate à epidemia na Ilha, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, destacou o seu contributo decisivo para a Saúde Pública, tendo sublinhado que, em grande medida, foi graças ao trabalho destes cientistas e investigadores, ao êxito da biotecnologia cubana, que Cuba evitou o colapso nas salas de cuidados intensivos que ocorreu em muitos países.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui