A campanha de plantação de árvores é lançada anualmente por ocasião do Tet (Ano Novo Lunar), também como forma de honrar o legado do presidente Ho Chi Minh. A directiva agora promulgada enfatiza a necessidade de a implementar, de forma prática e eficaz, já a partir do início do ano.
Neste âmbito, os Comités Populares de províncias e cidades são instados a dinamizar campanhas de comunicação e educação, com o propósito de elevar a consciência para o papel, o significado e o valor fundamental que as árvores e as florestas têm no desenvolvimento socioeconómico, na protecção ambiental, na adaptação às mudanças climáticas e na melhoria da qualidade de vida, refere a Vietnam News Agency (VNA).
Neste sentido, é incentivada a participação de organizações sociais, escolas, empresas, forças armadas e comunidades, colocando a ênfase na responsabilidade dos cidadãos no cuidado e protecção das árvores plantadas.
De acordo com a directiva, as províncias e cidades devem implementar a Estratégia de Desenvolvimento Florestal nacional em linha com os seus próprios planos de desenvolvimento socioeconómico, devem seleccionar a localização e as espécies adequadas às condições ecológicas, sazonais e culturais de cada região, e devem atribuir responsabilidades claras para alcançar uma «elevada taxa de sobrevivência e crescimento sustentável».
Entre outros aspectos, a directiva também destaca a importância de promover a investigação, a ciência e a tecnologia avançada, bem como de fomentar a digitalização e a automatização na silvicultura.
Em simultâneo, as localidades, que devem rever e actualizar os seus planos de prevenção e combate de incêndios, são incentivadas a promover uma gestão adequada da floresta e a potenciar o seu valor por via do desenvolvimento de produtos não lenhosos – como as plantas medicinais sob a canópia florestal, o ecoturismo e a conservação da biodiversidade.
Recuperação das florestas e legado de Ho Chi Minh
Há três décadas e meia, a cobertura florestal do país asiático era de 27%, enquanto na actualidade é superior a 42%. Em 2025, o Vietname plantou cerca de 285 mil hectares de florestas concentradas, superando o plano anual em 9,5%, e 108 milhões de árvores em áreas dispersas por todo o território nacional, indica a VNA.
A produção de madeira atingiu os 32,8 milhões de metros cúbicos, enquanto as exportações de madeira e produtos florestais ultrapassaram os 15,3 mil milhões de euros, um aumento de 6% face ao ano anterior.
Em Novembro de 1959, o presidente Ho Chi Minh escreveu um artigo, publicado no jornal Nhan Dan (Povo), em que sublinhou o significado da plantação de árvores para cada pessoa e cada família. O «apelo» deu lugar ao festival anual de plantação do Tet ou Ano Novo Lunar.
Esta é também uma forma de honrar o «Testamento» do revolucionário, anti-imperialista e anticolonialista, que foi um dos principais artífices da independência nacional e da libertação do seu povo. Nele escreveu: «Os nossos rios, as nossas montanhas, o nosso povo sempre existirão. Derrotados os ianques, construiremos uma Pátria dez vezes mais bonita.»
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
