Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|País Basco

Centrais bascas exigem medidas contra a precariedade e o empobrecimento

Os dados oficiais sobre o desemprego mostram uma «estabilização» que, segundo ELA e LAB, se alcança por via da instabilidade, da precariedade e do empobrecimento dos trabalhadores.

Créditos / LAB

Em notas divulgadas a propósito dos números oficiais do desemprego no País Basco, publicados pelo Serviço Público Estatal de Emprego (SEPE), ambas as centrais sindicais referem a ligeira subida do número de pessoas desempregadas em relação a Novembro e a ligeira descida por comparação com o mesmo mês do ano passado.

Segundo os registos oficiais espanhóis, em Dezembro, no País Basco (Comunidade Autónoma Basca e Navarra) havia 142 408 pessoas desempregadas (taxa de desemprego de 10,4%).

O sindicato ELA afirma que «são dados negativos, devido ao facto de que Dezembro costuma ser um mês bom para o emprego».

Entre as mulheres, o desemprego continua a baixar – pelo quarto mês consecutivo –, sem que se altere o facto de que elas são muito mais afectadas do que os homens (há mais 21 264 mulheres desempregadas do que homens).

Entre os jovens com menos de 25 anos, o desemprego também diminui, mas isso, alerta o LAB, deve levar à «reflexão sobre a qualidade do emprego que se cria», na medida em que «a precariedade do emprego jovem é uma realidade».

A precariedade laboral elevada no País Basco torna-se evidente quando se aborda os dados relativos à contratação, de acordo com os quais 79% dos contratos assinados em Dezembro no País Basco sob administração espanhola foram temporários, ou seja, praticamente oito em cada dez.

Neste sentido, o sindicato LAB afirma que não se «pode construir futuro com estes dados», num contexto de «instabilidade e precariedade no emprego, empobrecimento automático devido ao encarecimento generalizado dos preços, empobrecimento devido aos cortes nos serviços e prestações públicas». Por isso, defende a aplicação de medidas imediatas que contrariem este cenário.

Por seu lado, o ELA destaca a necessidade de os trabalhadores se organizarem e mobilizarem, lutando por medidas que ponham fim à precariedade laboral e ao empobrecimento, e dignifiquem as condições de trabalho.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui