É uma data redonda, o dobro da que Adriano somou em vida, que se assinalará em vários pontos do País, ao longo de 2022, pela mão do Centro Artístico Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira, sedeado em Avintes, terra onde cresceu o cantor e resistente antifascista.
Amanhã, dia de aniversário, arranca a divulgação de uma série de entrevistas, conversas, concertos, resumos da biografia, videoclipes de músicas de Adriano e declamação de poemas, num total de seis episódios a divulgar semanalmente no Facebook e no Youtube do AbrilAbril. A par da música e de um resumo da biografia, o primeiro, este sábado, conta com entrevistas de Isabel Correia de Oliveira, filha de Adriano, e de Carlos Alberto Moniz, e pode ser visto a partir das 16h nas redes referidas.
Um dos pontos altos das celebrações acontece domingo na Casa da Música, no Porto. No espectáculo de homenagem à vida e obra de Adriano participam amigos, colegas e admiradores como Brigada Víctor Jara, Carlos Alberto Moniz, Manuel Freire, Samuel, Uxía, Zeca Medeiros, Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Guedes, entre outros.
Há vozes que nos chegam do fundo dos tempos, mas que nunca deixaram de estar ao nosso lado. Vozes de ontem que parecem de hoje. E, por isso, o exercício da memória não se torna demasiado difícil e envolve um misto de encanto e comoção. Mas, para os mais jovens, a sensação não pode ser a mesma. Daí este breve testemunho. Activo por isso a lembrança das vozes que, ainda adolescente, me ensinaram o que era o fascismo. E o que era ter a coragem de resistir à ignomínia. Antes ainda dos muitos livros que li, e em simultâneo com as mais terríveis descobertas: prisões, tortura, assassinatos, exílio, censura, exploração, analfabetismo... Mais a espada de Dâmocles da Guerra Colonial sobre a cabeça de várias gerações... Vozes que iluminavam a partilha e discussão de ideias, as que abriam horizontes e nos alicerçavam a vida. Melhor dizendo: um lugar na vida. Três mestres, por excelência, importa honrar por essas «lições», gratuitas e generosas, que chegavam da rádio, quando os censores o permitiam. As que entravam pelo ouvido aberto (o ouvido desperto) e que, mais do que lições, em boa verdade eram senhas de liberdade e sonho sob a forma de canto e música: a esperança num país livre, numa vida melhor. Adriano Correia de Oliveira (1942-1982), José Afonso (1929-1987), Carlos Paredes (1925-2004): os nomes desses mestres da arte de estar vivo, para todos os que, nos anos 60 e 70 do século XX, viviam os verdes anos. Na voz limpa e de timbre irrepetível de Adriano, vinda do fado e da balada de Coimbra, singrava uma poesia que a minha primeira adolescência nunca tivera ocasião de escutar antes – começando por algumas cantigas populares portuguesas que o cantor comunista, natural de Avintes, soube arranjar e interpretar como ninguém («Lira», «Para que quero eu olhos»…). E era difícil dissociar a voz dos versos e da melodia, fosse ela da autoria do próprio intérprete ou de, entre outros, José Niza, António Portugal, Luís Cília ou José Afonso (Adriano cantou também, recorde-se, a célebre «Menina dos olhos tristes»). Nas suas canções, a fusão da poesia com a música era mais que perfeita. Por isso, aqui desafio os professores de hoje a revelarem aos seus alunos os poderes e mistérios da poesia recorrendo à música de Adriano Correia de Oliveira – que deu voz (é grato lembrá-lo) às palavras de Manuel da Fonseca, Manuel Alegre, António Gedeão, Fiama Hasse Pais Brandão, Urbano Tavares Rodrigues, Reinaldo Ferreira ou da galega Rosalía de Castro (1837-1885), no inesquecível «Cantar de emigração». Com estas canções cresci, com estas e outras e tantas outras coisas me fui formando, me fui desatando de uma teia de incertezas e de pequenos medos, e me fui agarrando, cada vez com maior firmeza, ao tronco da árvore da insubmissão. Quando, vencida a noite, Abril enfim chegou, numa festa de luta e cor e claridade, já eu tinha Adriano como um mestre seguro. Melhor direi se disser: como um amigo para todas as horas, para todas as lutas. Alguém que não é preciso conhecer em pessoa, para o saber um amigo. Reencontrado nos Cantos Livres de boa memória. O primeiro foi em 6 de Maio de 1974, e lá estava eu, sentado com alguns milhares, no Palácio de Cristal, no Porto. E lá estavam cantando, em fraterna unidade, José Afonso, Adriano, José Mário Branco, Luís Cília, Fausto, Francisco Fanhais, Manuel Freire, Samuel, Vitorino, José Jorge Letria e Aristides. Adriano, que reencontraria depois nos muitos combates pela justiça, pela sobrevivência da Revolução, pelo socialismo. Um amigo que nem a lei da vida e da morte conseguirá impedir-me de reencontrar. Porque Adriano é, sê-lo-á sempre, um ramo impossível de quebrar. Um ramo da árvore da insubmissão. Ontem como hoje. Sábado, 21 de Abril, o Centro Adriano Correia de Oliveira (CACO) organiza uma sessão evocativa, no âmbito do 75.° aniversário do cantor e compositor, que nasceu a 9 de Abril. Será em Vila Nova de Gaia, no Auditório da Liga. Vale pois a pena recordar, a tal propósito, esta bela «Memória de Adriano», que José Carlos Ary dos Santos escreveu para o seu amigo e camarada: Nas tuas mãos tomaste uma guitarra Foste sempre o cantor que não se agarra O teu coração de oiro veio do Douro Resta de ti a ilha de um Tesouro Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.Opinião
Memória de Adriano, no seu 75.º aniversário
Uma sessão evocativa e um poema de Ary
copo de vinho de alegria sã
sangria de suor e de cigarra
que à noite canta a festa da manhã.
o que à Terra chamou amante e irmã
mas também português que investe e marra
voz de alaúde e rosto de maçã.
num barco de vindimas de cantigas
tão generoso como a liberdade.
a jóia com as pedras mais antigas.
Não é saudade, não! É amizade.Contribui para uma boa ideia
O Perigoso Pacifista – Episódios da vida de Adriano Correia de Oliveira, de João Mascarenhas e Paulo Vaz de Carvalho, é o livro de banda desenhada que o Centro Adriano lançou no Festival de BD de Coimbra, no final de Março, e que poderá ser adquirido brevemente. «O Perigoso Pacifista traz-nos algumas das vivências de Adriano nas cerca de 50 páginas que compõem o livro de Banda Desenhada. Neste livro são desenhados alguns dos relatos escritos e testemunhados por alguns que com ele viveram todo um período que atravessou os anos da ditadura salazarista, até ao raiar da Liberdade, num Portugal onde quase tudo estava por fazer», lê-se na sinopse.
Outra obra em preparação é Adriano, um canto em forma de Abril – 80 anos, que reúne um conjunto de depoimentos e deverá ser lançada em várias localidades, a partir de Maio. Uma exposição itinerante sobre a vida e obra do artista é outra das propostas do Centro Adriano.
Os mais novos também se associam às celebrações dos 80 anos do músico, intérprete e cantor de intervenção, designadamente na pintura de murais, como aconteceu na Escola Básica 2,3 Adriano Correia de Oliveira e na associação de solidariedade Abrigo Seguro, ambas em Avintes.
Amanhã, o Centro Adriano e o Município de Setúbal promovem um concerto de homenagem ao artista no recentemente restaurado Convento de Jesus, com Ferreira Mendes (viola e voz) e Fernando Monteiro (guitarra de Coimbra), e Paulo Bragança.
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