|cinema

«Ecos da Vermelha» no Museu do Neo-Realismo

O documentário, da autoria de Bruno Teixeira, será exibido na próxima sexta-feira, no âmbito do ciclo de cinema Realismos Contemporâneos, do Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira.

Imagem de <em>Ecos da Vermelha</em>, via YouTube 
Créditos / YouTube

«A Vermelha era Vila Franca de Xira, assim intitulada pela PIDE, durante a época do Estado Novo», lê-se na página do IndieLisboa, festival onde o filme de Bruno Teixeira fez a sua estreia, em Agosto de 2021.

A apresentação do Indie diz-nos ainda que o filme, com 137 minutos de duração, traz «ecos de uma cidade que continha uma multiplicidade de locais – fossem casas particulares ou institucionais – usados pela resistência antifascista».

Por seu lado, o Museu do Neo-Realismo, onde o documentário será exibido dia 25 de Março, pelas 21h, diz-nos que «Ecos da Vermelha revisita a actividade de resistência ao Estado Novo na cidade de Vila Franca de Xira entre os anos 30 e 1974».

Com base em testemunhos desses anos, o filme dá destaque a diversas iniciativas que marcaram o período da ditadura a nível cultural, social e político, «desde as acções das colectividades à convivência nas tabernas, ao papel da Igreja e a acontecimentos marcantes como as cheias de 1967 ou as eleições de 1969». A entrada é livre.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui