«Coragem hoje, abraços amanhã» era a mensagem de apoio partilhada entre as mulheres presas pela PIDE durante a ditadura. «No reduto norte da prisão de Caxias, comunicavam através de sons na parede e palavras sussurradas de apoio e coragem», explica o portal do Museu do Aljube.
Deste modo, quando passam 47 anos sobre a Revolução de Abril, o IV Concurso de Contos promovido pelo museu homenageia a memória dos resistentes antifascistas e da luta pela liberdade.
Tal como nas edições anteriores, o concurso dirige-se a dois escalões: jovens (entre os 15 e os 18 anos) e adultos (a partir dos 18 anos).
Os três primeiros trabalhos premiados em cada escalão (por um júri) serão publicados em duas modalidades: em livro editado pelo museu e em E-book (acessível no seu portal).
«Ser Preso Político» foi o tema da primeira edição do Concurso de Contos, em 2018. No ano seguinte, o tema foi «Os Clandestinos» e, no terceiro concurso (2020), «Censura».
O regulamento da actual edição encontra-se acessível no site do museu.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui