|literatura

«Coragem hoje, abraços amanhã», concurso de contos até Dezembro

A mensagem trocada entre as mulheres detidas pela PIDE dá o mote à IV edição do Concurso de Contos do Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, que está aberta até 31 de Dezembro.

Créditos / museudoaljube.pt

«Coragem hoje, abraços amanhã» era a mensagem de apoio partilhada entre as mulheres presas pela PIDE durante a ditadura. «No reduto norte da prisão de Caxias, comunicavam através de sons na parede e palavras sussurradas de apoio e coragem», explica o portal do Museu do Aljube.

Deste modo, quando passam 47 anos sobre a Revolução de Abril, o IV Concurso de Contos promovido pelo museu homenageia a memória dos resistentes antifascistas e da luta pela liberdade.

Tal como nas edições anteriores, o concurso dirige-se a dois escalões: jovens (entre os 15 e os 18 anos) e adultos (a partir dos 18 anos).

Os três primeiros trabalhos premiados em cada escalão (por um júri) serão publicados em duas modalidades: em livro editado pelo museu e em E-book (acessível no seu portal).

«Ser Preso Político» foi o tema da primeira edição do Concurso de Contos, em 2018. No ano seguinte, o tema foi «Os Clandestinos» e, no terceiro concurso (2020), «Censura».

O regulamento da actual edição encontra-se acessível no site do museu.

Tópico