O Bambolinices regressa com uma programação em que se incluem 16 espectáculos para vários públicos, sobretudo dirigidos à comunidade escolar, e uma homenagem a Asdrúbal Teles Pereira, «actor, dramaturgo, carpinteiro, cenógrafo, designer, publicista e humanista» – um agente «muito esquecido» do teatro feito em Setúbal, segundo a organização.
A abertura oficial desta 4.ª edição tem lugar amanhã, dia 2, às 21h, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a apresentação de Pinóquio, uma produção original da GATEM – Espelho Mágico e adaptação livre de Céu Campos da obra de Carlo Collodi, que inclui também uma homenagem póstuma a Asdrúbal Teles.
Quando da apresentação da actual edição, em meados de Janeiro, Ricardo Cardoso, director da cooperativa GATEM – Espelho Mágico, que volta a organizar o certame com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, adiantou que o programa se realiza exclusivamente em dois «palcos»: o Fórum Municipal Luísa Todi e o Centro Artístico Fernando Guerreiro, que é a nova sede da cooperativa, no Bairro da Bela Vista.
A este propósito, Ricardo Cardoso assinalou que «um bairro significa muito mais para a vida em comunidade do que o tradicional somatório de prédios alinhados em ruas e mais ruas». É essa ideia que «puxa para o Bairro da Bela Vista, em particular para o Centro Artístico Fernando Guerreiro, uma boa parte das actividades do certame, num esforço de valorização e de vizinhança», disse.
O evento conta com espectáculos cénicos de companhias de teatro, profissionais e não profissionais, oriundas de vários pontos do País, além de oficinas de teatro para pais e filhos e de expressão e movimento, uma tertúlia poética e musical, e uma exposição biográfica de Asdrúbal Teles Pereira.
O programa completo da edição de 2024 do Bambolinices pode ser consultado na página de Facebook da cooperativa GATEM.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui