|teatro

Bambolinices para descobrir em Setúbal

A primeira edição do Bambolinices – Festival de Teatro e Artes Performativas realiza-se de 5 a 13 de Maio, em Setúbal. A programação integra uma homenagem ao actor sadino Fernando Guerreiro. 

«O Principezinho» pelo GATEM - Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico
«O Principezinho» pelo GATEM - Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico Créditos / setubalmais.pt

O evento, organizado pela cooperativa GATEM – Espelho Mágico e pela Câmara Municipal de Setúbal, tem como objectivos promover o teatro e as artes performativas e cultivar o intercâmbio cultural e a formação de novos públicos, estabelecendo contacto com expressões artísticas de outros países.

A iniciativa conta com um conjunto de espectáculos  cénicos apresentados por companhias de teatro, profissionais e não profissionais, oriundas de vários pontos do País, além de workshops de teatro e tertúlias culturais.

No primeiro dia, 5 de Maio, o TIL – Teatro Infantil de Lisboa apresenta, pelas 16h, no Fórum Municipal Luísa Todi, o projecto «Jazzyababum – Teatro para Bebés». A entrada tem o custo de cinco euros.

Uma homenagem ao actor setubalense e fundador da GATEM, Fernando Guerreiro, escolhido para patrono da primeira edição do Bambolinices, marca a abertura oficial do evento, a partir das 21h30, também no Fórum Municipal Luísa Todi.

O tributo realiza-se durante a estreia do musical Há Festa na Floresta, produção da GATEM, com texto original do actor Miguel Assis. A apresentação refere que se trata de uma comédia para toda a família que tem como protagonista uma galinha-do-mato que se considera uma grande artista e coloca todos os animais da floresta em grande delírio atrás das suas fantasias.

No dia 6 de Maio, às 15h, no Teatro de Bolso, é apresentada a peça «Os 3 Porquinhos» pela Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos. Mais tarde, na Avenida Luísa Todi, junto do coreto, a ATA – Pinhal Novo apresenta, pelas 21h30, o espectáculo cénico O Pranto de Maria Parda, de entrada livre, à semelhança dos restantes eventos que se realizam na rua.

História Breve da Lua é o espectáculo que o Teatro Independente de Loures apresenta a 12 de Maio, pelas 16h, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

No último dia do Bambolinices – Festival de Teatro e Artes Performativas, a 13, a companhia teatral Tinbra, de Braga, apresenta a peça Viajando com o Principezinho, junto do coreto da Avenida Luísa Todi.

Pelas 17h, a GATEM leva ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi o musical inspirado na obra-prima de Vítor Hugo O Corcunda de Notre Dame. 

As entradas para os espectáculos de sala custam cinco euros, mas todos têm desconto para grupos escolares e para grupos a partir de três pessoas, que pagam 3,5 euros por bilhete.

Tópico