|Setúbal

Bambolinices regressa com homenagem ao actor Carlos César

A segunda edição do Bambolinices – Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas regressa a Setúbal entre os dias 15 e 23 de Fevereiro. Há espectáculos, workshops e uma homenagem ao actor Carlos César. 

Créditos / Fórum Luís Todi

A bienal organizada pela cooperativa GATEM – Espelho Mágico, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, tem como objectivos promover o teatro e as artes performativas, cultivar o intercâmbio cultural e a formação de novos públicos.

Na apresentação pública do programa do Bambolinices, o director da GATEM, Ricardo Cardoso, revelou que o programa da segunda edição contempla 19 eventos «para todos os públicos e todos os gostos», distribuídos por diferentes espaços culturais e do movimento associativo da cidade e de Azeitão. 

O Fórum Municipal Luísa Todi, Cinema Charlot – Auditório Municipal, coreto da Avenida Luísa Todi, Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau e Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense são alguns dos locais que vão receber a segunda edição do evento. 

A organização destaca a descentralização cultural e o facto de ter recebido 48 candidaturas de grupos de teatro nacionais e estrangeiros, «número que comprova o prestígio e a singularidade do evento».

Após um tributo ao actor Fernando Guerreiro na primeira edição, em 2018, o Bambolinices homenageia este ano Carlos César, actor, encenador, fundador do Teatro Animação de Setúbal (TAS) e «figura cimeira do teatro para a descentralização cultural».

A homenagem realiza-se no espetáculo de abertura do festival, no dia 15 de Fevereiro, às 17h, no Fórum Luísa Todi, após a apresentação da peça O Corcunda de Notre-Dame, uma produção da GATEM, adaptada do clássico de Victor Hugo por Miguel Assis.

O programa completo da edição de 2020 do Bambolinices pode ser consultado na página da cooperativa GATEM no Facebook. 

Tópico