O aviso está dado. Os trabalhadores não docentes dos estabelecimentos de educação e ensino da escola pública agendaram uma acção de luta já no próximo dia 3 de Março, «com uma greve de 24 horas que abrangerá todos os distritos do Continente e a Região Autónoma da Madeira», anuncia a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS/CGTP-IN).
Para esse mesmo dia, o pessoal não docente convocou uma Manifestação Nacional a realizar em Lisboa, às 15h, entre o Jardim da Estrela e o Ministério da Educação.
Estes profissionais exigem a «criação das carreiras específicas de Auxiliar de Acção Educativa, Assistente de Acção Educativa e de Administração Escolar»; a valorização da carreira de Técnico Superior; a vinculação de todos os técnicos especializados com contrato a termo certo; a revisão da portaria de Rácios e a uma contratação do pessoal não docente que corresponda às reais necessidades dos estabelecimentos.
No fundo, a acção de luta do pessoal não docente trata «da defesa da Escola Pública».
Por tudo isso, estes trabalhadores vão exigir, no próximo dia 3 de Março, «a satisfação das suas reivindicações, apresentadas há largo tempo e que até hoje não foram alvo de resposta por parte do Governo PS/Ministério da Educação», demonstrando o quão indispensáveis são para o funcionamento da Escola Pública.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui