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Trabalhadores do Lisboa Marriott Hotel em concentração contra má-fé patronal

O hotel recusa-se a apresentar propostas por ter sido vítima de uma «facada nas costas». A alegada «traição» deve-se ao simples facto de os trabalhadores não estarem mudos e calados, exigindo os seus direitos.

Lisboa Marriott Hotel 
Lisboa Marriott Hotel Créditos / Lisbon Shopping

«Desde Dezembro de 2022, a direcção do Lisboa Marriott Hotel tem protelado e recusado dar respostas às matérias apresentadas pelos trabalhadores», constantes no Caderno Reivindicativo para 2023, explica, em comunicado enviado ao AbrilAbril, o Sindicato de Hotelaria do Sul (SHS/CGTP-IN).

Não podendo continuar a empurrar a situação com a barriga, passados tantos meses, os responsáveis patronais vêm agora inventar uma «traição» protagonizada pelos seus próprios trabalhadores: «uma facada nas costas». Ao invés de ficarem mudos e calados e aturarem os desmandos patronais, os trabalhadores tiveram o desplante de exigir o cumprimento dos seus direitos.

Vendo bem as coisas (com olhos de ver), constata-se que, na verdade, foi a direcção que não agiu com «boa-fé negocial ao longo de todo o processo do Caderno Reivindicativo de 2023». A direcção decidiu «unilateralmente e por acto de gestão, impor um aumento de 48 euros mensais e, simultaneamente, retirou o valor de 35 euros do cartão de aniversário».

«A direcção do Lisboa Marriott Hotel está cristalizada numa posição de confronto, tendo a última reunião realizada no passado dia 9 de Março, um exemplo de tal postura arrogante, prepotente e unilateral».

Face à postura irredutível do hotel, os trabalhadores do Lisboa Marriott Hotel decidiram em plenário, com o SHS e os seus representantes sindicais, realizar uma concentração à porta da unidade hoteleira, na Av. dos Combatentes, no dia 14 de Março, a partir das 14h30h, «para denunciar a situação».

Os trabalhadores já reformularam a sua proposta inicial, propondo agora um aumento salarial de 80 euros, já apresentado em Janeiro de 2023. Este valor está fundamentado na actual situação, em que os trabalhadores estão sujeitos a um aumento brutal do custo de vida, com um aumento superior a 20% nos produtos alimentares, a energia a ultrapassar os 27%, para além das prestações bancárias e rendas de casa. Tudo isto contrasta com os bons resultados alcançados ao longo do ano de 2022, em «cujas receitas do Marriott foram superiores aos anos de pré-pandemia».

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