|transportes

Trabalhadores da Scotturb cumprem greve a 4 de Abril

Os trabalhadores da Scotturb, empresa de autocarros que opera nos concelhos de Sintra, Cascais e Oeiras, avançaram com uma greve por aumentos salariais e a aplicação do acordo de empresa a todos.

Autocarro da Scotturb no Estoril
Autocarro da Scotturb no EstorilCréditosRúdisicyon / CC BY-SA 4.0

O pré-aviso foi entregue pela Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans/CGTP-IN), estando o arranque da greve previsto para as 3h do dia 4, prolongando-se até à mesma hora de 5 de Abril.

Em nota de imprensa, a Fectrans sublinha que os objectivos da greve passam pela valorização dos salários, a aplicação do acordo de empresa (AE) a todos os trabalhadores, bem como a defesa dos postos de trabalho e da contratação colectiva.

«Apesar da disponibilidade manifestada pela gerência, para a negociação de um novo AE, as suas propostas assentam no aumento do horário de trabalho e com regras que, na prática, se traduzem na redução do rendimento dos trabalhadores», acrescenta a estrutura.

A Scotturb é uma empresa de transportes urbanos colectivos de passageiros que opera nos concelhos de Sintra, Cascais e Oeiras, resultante da privatização destes serviços em 1995. De momento é detida pelo grupo Vega, que adquiriu as empresas do grupo Vimeca em 2017.

Tópico