Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|abuso patronal

Trabalhadores da Riox denunciam falta de «água potável» e condições de salubridade

Entre outras ilegalidades, a Riox (do sector metaloeléctrico) mantém as saídas de emergência completamente bloqueadas. Trabalhadores vão estar concentrados, entre as 12h30 e as 14h, à porta da empresa, em Gaia.

Fábrica da Riox, em Vila Nova de Gaia 
Fábrica da Riox, em Vila Nova de Gaia Créditos

Quase 50 anos depois do 25 de Abril de 1974, o memorando parece ainda não ter chegado a todos os patrões: o tempo do uso e abuso dos trabalhadores, da exploração brutal do seu trabalho, pelo desprezo total pelas condições em que laboram, já acabou. Na Riox, empresa de sector metaloeléctrico de Vila Nova de Gaia, as práticas ainda são as do antigamente – bárbaras.

Em comunicado a que o AbrilAbril teve acesso, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte (SITE Norte/CGTP-IN) denuncia a realidade a que os trabalhadores desta empresa são, todos os dias, expostos. Não há água potável no local de trabalho, não há papel higiénico e outros artigos de salubridade no sanitários e a empresa nem se digna a assegurar condições dignas onde se façam as refeições.

Nas saídas de emergência desta instalação industrial, «o acesso está absolutamente condicionado, em total desrespeito com as normas legais em vigor» e pondo as vidas de todos os trabalhadores em jogo, apenas para acumular mais uns lucros.

Em algumas partes das instalações da empresa, situada em Pedroso, chove abundantemente, não havendo sequer, neste momento, alimentação eléctrica, uma situação peculiar para uma empresa metaloeléctrica. Os trabalhadores têm conhecimento da «recusa explícita, por parte do patrão, de encomendas de trabalho que permitiriam manter a produção constante, o que não se tem verificado».

Por tudo isto, os trabalhadores vão realizar hoje, 2 de Abril, uma concentração à porta da empresa, das 12h30 às 14h, para denunciar os persistentes abusos praticados pelos donos da Riox.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui