|direitos laborais

Trabalhadores da Companhia das Lezírias conquistaram aumentos salariais

O SINTAB assinou ontem, em Samora Correia, um aumento salarial e outras mais-valias para todos os trabalhadores da empresa.

Créditos / maisribatejo.pt

Para a União de Sindicatos de Santarém (USS/CGTP-IN), o acordo apenas foi possível porque estes trabalhadores «se organizaram e sindicalizaram no SINTAB [Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal/CGTP-IN], sindicato que deu expressão e força às suas reivindicações».

Para além do aumento salarial, foi possível alcançar outras importantes mais-valias para os trabalhadores: o salário mínimo da empresa em 635,07 euros, o aumento de diuturnidades em 5,85% e o aumento em 3,45% das restantes cláusulas pecuniárias (exceptuando o subsídio de alimentação).

Também as comparticipações para as despesas de saúde vão ser aumentadas dos actuais 60 euros, para 75 euros em 2019 e 100 euros em 2020.

A companhia das Lezírias é uma empresa do sector empresarial do Estado em que não existiam actualizações salariais há nove anos.

Tópico