|Navigator Company

Trabalhadores da ATF suspendem greve de quatro dias

Os trabalhadores da fábrica About the Future, sediada em Setúbal e detida pelo grupo Navigator, decidiram suspender a greve programada para arrancar este domingo, após terem sido abertas negociações.

Os trabalhadores da Navigator exigem aumentos salariais
Os trabalhadores da Navigator exigem aumentos salariaisCréditos / Fiequimetal

Eduardo Florindo, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE SUL/CGTP-IN), afirmou à agência Lusa que a opção por suspender a greve deveu-se ao facto de ter sido iniciado esta semana um processo negocial, que decorrerá até ao final de Maio.

O dirigente explicou que estão agendadas reuniões para todas as quartas-feiras até ao final do próximo mês e já começaram a ser discutidas as questões relacionadas com a avaliação e as carreiras.

Após os quatro dias de greve em Janeiro, cuja elevada adesão parou a produção na fábrica, os cerca de 600 trabalhadores da ATF, do grupo The Navigator Company, decidiram avançar com novos protestos porque a administração não respondia favoravelmente às suas reivindicações.

Os trabalhadores da ATF exigem aumentos salariais e contestam a discriminação salarial existente, face aos valores praticados na fábrica na Figueira da Foz, além de defenderem o direito ao pagamento de 11 feriados e de 14 prevenções por ano.

Outras reivindicações dos operários passam pelo enquadramento nas categorias que correspondem às funções efectivamente desempenhadas, a implementação de um horário máximo de 37,5 horas semanais e a atribuição de um vale mensal de combustível (65 litros de gás natural ou 55 litros de gasolina ou gasóleo).

Em 2018, o grupo The Navigator Company registou lucros na ordem dos 225 milhões de euros, que foram considerados pela empresa como «os melhores de sempre». O volume de negócios também subiu para 1692 milhões de euros.


Com agência Lusa

Tópico