Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|chantagem patronal

Sindicato alerta: Contrato Colectivo da Hospitalização Privada continua em vigor

O Grupo Luz Saúde informou os funcionários de que o Contrato Colectivo de Trabalho, do CESP/CGTP, havia caducado em Maio. «Não é verdade», afirma o sindicato: e os trabalhadores vão exigir em tribunal a sua aplicação.

CréditosMário Cruz / Agência LUSA

«A sede em retirar direitos aos trabalhadores e a ganância pelo lucro é tanta que o Grupo Luz Saúde continua, de modo incompreensível e inaceitável, a nem querer cumprir com a lei». O grupo privado tem vindo a informar, activamente, os seus trabalhadores de que o Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) subscrito pelo CESP/CGTP-IN, caducou definitivamente a 20 de Maio de 2023.

«Não é verdade», alerta o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN), em comunicado enviado ao AbrilAbril: «não foram cumpridos todos os requisitos legais estabelecidos pelo Código do Trabalho relativamente a esta matéria».

O Grupo Luz Saúde está a «actuar de má-fé», recorrendo a todas as artimanhas para se furtar a dar aos trabalhadores os aumentos salariais e benefícios estabelecidos no CTT. Isto apesar de todas as sentenças em tribunal «reconhecerem que este CCT está em vigor», o negócio da saúde privada recusa-se «a aplicá-lo aos trabalhadores sindicalizados».

«Todos os direitos consagrados neste CCT continuam a estar em vigor», explica o sindicato. Não há prazo para exigir em tribunal a sua aplicação, assim como o pagamento de todas as matérias pecuniárias previstas no CCT enquantoo trabalhador estiver na empresa – «havendo apenas o prazo de um ano para aqueles que saiam».

O CESP reitera a necessidade de os trabalhadores fazerem ouvir esta sua exigência através da luta e, também, com recurso aos tribunais, onde já, por várias vezes, lhes foi dada razão.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui