O segredo da Science4you, empresa de brinquedos portuguesa apadrinhada como caso de sucesso pelo neoliberalismo nacional, sempre passou pela exploração radical dos trabalhadores. Ao longo dos anos, a empresa acumulou um rol das mais variadas denúncias sobre as suas práticas, desde obrigar os trabalhadores a pagar para entrar no complexo industrial onde laboram, a discriminação salarial, até às mais generalizadas más condições de trabalho.
No mais recente caso, a administração da Science4you decidiu recorrer à mentira para levar a sua avante, despedindo «ilegalmente uma trabalhadora», informando-a de «que o seu contrato tinha chegado ao fim», refere nota do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN).
Acompanhando a situação destes trabalhadores de perto, foi possível ao CESP verificar que, ao contrário do que era afirmado pelo patronato, «o contrato já era efectivo». E o caso pode não ser único, afirma o sindicato, «pudemos regularizar também a situação de outros trabalhadores da Science4you nesta situação».
A trabalhadora despedida ilegalmente já foi reintegrada, gorando mais um esquema saído directamento do livro de más práticas do patrão neoliberal. O CESP assegura que «continuará sempre junto destes trabalhadores e de todos os que de nós precisarem», rechaçando as próximas investidas da Science4you.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui