Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|repressão patronal

CESP convoca acção solidária com dirigente sindical despedido na Rádio Popular

Luís Santos, trabalhador da Rádio Popular e dirigente sindical do CESP/CGTP-IN, foi despedido por participar em greves na empresa. Acção a 3 de Novembro, às 11h30, em frente à Rádio Popular do Algarve Retail Park, na Guia.

Um dirigente sindical do CESP/CGTP-IN foi despedido por participar numa greve 
Um dirigente sindical do CESP/CGTP-IN foi despedido por participar numa greve Créditos / hipersurf

«A Rádio Popular convive mal com a liberdade sindical e os direitos que a protegem no nosso país», acusa o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN), em comunicado enviado ao AbrilAbril. Luís Santos, dirigente sindical do CESP, foi despedido «por exercer um direito constitucional» consagrado no artigo 57.º da Constituição da República Portuguesa: o direito à greve.

A Rádio Popular não pode, como fez a este dirigente sindical, «marcar faltas injustificadas em dias de greve». No artigo 540.º do Código do Trabalho, está definido que «o acto do empregador que implique coacção do trabalhador no sentido de não aderir a greve, ou que o prejudique ou discrimine por aderir ou não a greve», constitui uma contra-ordenação muito grave.

A decisão da Rádio Popular, no entender do CESP (e, ao que tudo indica, da Lei da República portuguesa), foi «ilegal», razão pela qual no próximo dia 3 de Novembro, a partir das 11h30, o sindicato vai realizar uma acção de solidariedade e denúncia em frente à Rádio Popular do Algarve Retail Park, na Guia.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui