Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|ensino

Professores pedem negociação suplementar

A Fenprof solicitou, esta quinta-feira, ao Ministério da Educação a negociação suplementar do diploma relativo aos 5.º e 7.º escalões da carreira, uma vez que terminou sem acordo o período negocial regular.

Os professores continuam a dinamizar acções reivindicativas
Os professores continuam a dinamizar acções reivindicativasCréditosJoão Relvas / Agência LUSA

Em causa está um projeto de portaria que o Ministério da Educação tem estado a discutir com os sindicatos, no sentido de determinar as regras de acesso aos escalões profissionais, nomeadamente o acesso dos docentes aos 5.º e 7.º escalões da carreira.

Em comunicado, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof/CGTP-IN) informou que enviou hoje uma delegação sindical à Av. 5 de Outubro para entregar o pedido de negociação suplementar, admitindo que «a postura dos responsáveis do ME possa ser ainda alterada».

A Fenprof lamenta a postura anterior do Ministério da Educação, que desmonstrou ser «completamente insensível aos argumentos apresentados» e uma «total inflexibilidade».

Os motivos de discórdia prendem-se com a recusa do Ministério da Educação em «fixar percentagens mínimas de progressão anual, bem como prever a negociação do valor a fixar em cada ano», que, segundo a Fenprof, leva «a casos de arbitrariedade e conveniência política», sendo necessária «maior transparência».

Outro motivo é o concurso interno em 2018, que a Fenprof defende. Discorda, no entanto, que se realize ao abrigo de um quadro legal igualmente «pouco transparente» e que está «na origem de injustiças».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui