|greve

O Contrato Colectivo é para todos, enfermeiros do privado entram em greve

O SEP/CGTP-IN convocou para esta sexta-feira greve dos enfermeiros e concentrações em Lisboa, Coimbra e Porto para exigir as negociações do CCT.

Greve dos enfermeiros no privado em 16 de Março de 2016. 
Greve de enfermeiros no privado em 16 de Março de 2023. Créditos / SEP/ CGTP-IN

Pouco mais de um ano depois da histórica primeira greve de enfermeiros no privado convocada pelo SEP/CGTP-IN a 16 de Março de 2023, realiza-se novamente acção de luta por estes trabalhadores. Estes profissionais são confrontados com a contradição de ter seu trabalho a garantir os lucros milionários dos grupos da saúde privada e terem seus salários desvalorizados pelos mesmos.

Hoje, 24 de Maio, são esperadas novas paralisações em todas as unidades de saúde do Grupo Luz Saúde, Grupo Lusíadas Saúde, Grupo CUF, Grupo Trofa Saúde e Grupo SANFIL. Os trabalhadores junto do SEP reivindicam o início do processo negocial do Contrato Colectivo de Trabalho junto da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), entidade responsável pela representação dos privados. Já somam-se quatro meses desde a entrega do Caderno Reivindicativo, sem que até agora a APHP tenha marcado reunião.

Do Caderno Reivindicativo entregue consta o aumento significativo dos salários para todos os enfermeiros; o aumento do valor pago às horas penosas (trabalho à noite, finais de semana e feriados); a redução para as 35h semanais, além das reivindicações específicas da carreira sobre a disponibilidade para o trabalho por turnos, suas irregularidades e pagamentos incompatíveis com o tempo exigido dos trabalhadores.

O sindicato também convocou para hoje três concentrações à porta de hospitais. Em Lisboa será realizada à frente do Hospital da Luz às 11h, em Coimbra no Hospital CUF Coimbra às 11h30 e no Porto no Hospital Lusíadas Porto às 12h. Durante todas as 16h da greve serão prestados os serviços mínimos exigidos.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui