Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Contestação laboral

Adesão de 90% em várias oficinas

Grande impacto na «Semana de Luta» na EMEF

Os trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) estão a dar forte expressão à semana de protestos, que está a ser marcada por várias paralisações. Exigem o aumento dos salários, o fim dos vínculos precários e a reintegração da empresa na CP.

Trabalhadores da EMEF na manifestação nacional realizada a 20 de Fevereiro
Trabalhadores da EMEF na manifestação nacional realizada a 20 de Fevereiro CréditosMANUEL ALMEIDA / LUSA

Convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF/CGTP-IN), a «semana de luta» dos trabalhadores da EMEF, iniciada na segunda-feira e que termina amanhã, está a ter um forte impacto nos locais de trabalho.

Com adesões na ordem dos 90% nas oficinas de Guifões e Contumil, os protestos afectam ainda a circulação no Metro do Porto, hoje e amanhã, estando marcadas greves parciais nas oficinas de Lisboa, Porto, Entroncamento, Barreiro, e uma concentração às 15h na Estação de Campanhã (Porto).

Nestes protestos, os trabalhadores exigem os aumentos salariais que estão pendentes desde 2009, seguindo o exemplo dos aumentos conseguidos na CP, o fim dos vínculos precários e a passagem a efectivo de todos os trabalhadores, expressa na exigência de reintegração de dez trabalhadores em Santa Apolónia.

Além disso, defendem a reintegração da empresa na CP e contestam o processo de divisão da EMEF em agrupamentos complementares de empresas (ACE), decisão que o SNTSF afirma tratar-se de uma «privatização parcial da empresa». Rejeitam ainda a «entrega de trabalho a privados, alguns a laborarem no interior das oficinas, com resultados duvidosos e custos mais elevados».

Segundo o SNTSF, a EMEF é uma empresa «com futuro», desde que se proceda a um conjunto de medidas para dotá-la de meios. A contratação de trabalhadores «para suprimir as faltas existentes» e permitir o «rejuvenescimento dos efectivos» é um exemplo apontado.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui