O Sindicato dos Trabalhadores das Industrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN) realizou, esta quinta-feira, uma concentração junto às instalações da GEFCO, no Parque Industrial da Autoeuropa, em Palmela, para denunciar as tentativas da empresa de impedir a actividade sindical.
O sindicato acusa ainda a administração de conviver mal «com os direitos sindicais e laborais» dos trabalhadores. A organização sindical afirma que a multinacional de logística industrial considera que as leis portuguesas não lhe são aplicadas e que tem como objectivo «travar a organização dos trabalhadores».
De forma ilegal, a administração tem condicionado o contacto do sindicato com os trabalhadores, para que «a empresa possa continuar a aumentar os seus lucros através da não aplicação de direitos e da exploração sem regras», refere o sindicato.
Lembrando que cerca de 80% dos trabalhadores estão com contratos de trabalho temporário ou a termo certo, para funções que são uma necessidade permanente da empresa, o SITE Sul denuncia ainda a discriminação entre trabalhadores no que toca ao pagamento do subsídio de alimentação, uma vez que são atribuidos valores diferentes consoante o contrato celebrado.