Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|greve

Forte adesão à greve na JAP/Carby de Olivais e Loures

No piquete de greve realizado hoje à porta da empresa, com a presença da secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, os trabalhadores exigiram a reposição do pagamento do trabalho aos sábados com um acréscimo de 5%.

O piquete de greve na JAP/Carby contou com a presença solidária da Secretária-Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha. Lisboa, 26 de Setembro de 2023. 
O piquete de greve na JAP/Carby contou com a presença solidária da Secretária-Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha. Lisboa, 26 de Setembro de 2023. Créditos / CESP

É um truque mais velho do que o tempo. Em vez de pagar um salário ao trabalhador, a entidade patronal remete a remuneração para eventuais comissões ou gorjetas. Neste caso, a JAP/Carby (antiga Entreposto) estabeleceu «um sistema de comissões que retira mais de 50% do rendimento a muitos trabalhadores».

Se o trabalhador vender mais, a empresa recebe mais, se o trabalhador não vender muito, paga só uma miséria. «Os trabalhadores da JAP/Carby não aceitam continuar a perder salário», refere o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN), em nota enviada ao AbrilAbril.

O resultado destas práticas é uma perda de «cerca de 50% do rendimento mensal para uma parte significativa dos vendedores». A greve realizada hoje, 26 de Setembro, foi também motivada por outra medida aplicada pela JAP/Carby para roubar remuneração aos trabalhadores: deixar de pagar um acréscimo por trabalho aos sábados.

Com uma grande adesão, os trabalhadores da antiga Entreposto exigiram «a reposição do pagamento do trabalho aos sábados com um acréscimo de 5%, tal como acontecia até Março deste ano, e tal como consta do Contrato Colectivo de Trabalho em vigor» e uma revisão aprofundada do sistema de comissões.

Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP-IN, esteve presente no protesto, demonstrando a solidariedade da central sindical com as exigências dos trabalhadores da JAP/Carby.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui