|Professores

Fenprof diz que PS juntou-se a IL para chumbar propostas sobre tempo de serviço

É pela prática que fica evidente a política de direita do PS e a Fenprof não deixou passar isso em claro. Segundo a estrutura sindical, o PS, quase sempre acompanhado da Iniciativa Liberal, chumbou todas as propostas para a recuperação do tempo de serviço.

CréditosAntónio Pedro Santos / Lusa

Até vésperas da votação final global do Orçamento do Estado para 2024, o Governo insistiu na tecla da recusa da recuperação do tempo de serviço dos docentes. Segundo a Fenprof, «Em todas as votações, tanto em comissão parlamentar, como em plenário, o PS esteve sempre contra os professores. A Iniciativa Liberal acompanhou o PS em 9 das votações, abstendo-se em uma»

Fica assim claro para que lado tomba a vontade do PS e que política adopta. É a  própria Fenprof que, face às acções, diz que «há pouco a dizer», sendo que não deixa de fazer o reparo de que «houve mesmo deputados/as que, fora do Parlamento, se afirmam favoráveis à recuperação do tempo de serviço roubado aos professores, mas que votaram pela manutenção do roubo». 

Para a estrutura sindical isto foi mais um episódio de um longo capítulo «que constitui um clamoroso fator de desvalorização da profissão docente» e lamenta que haja deputados que, sendo docentes, não se incomodem com a injustiça que cometem e as suas consequências.

 Os professores corresponderam hoje ao apelo lançado pela CGTP e estiveram hoje presentes na concentração em frente à Assembleia da República, «convergindo com trabalhadores de outros sectores em protesto contra um orçamento que não inclui soluções para os seus problemas, ainda que inclua, por exemplo, generosos benefícios e isenções fiscais para os donos do dinheiro».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui