Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|despedimento colectivo

Empresa de Fafe despede mais de 50 trabalhadores

A Rebel Choose, empresa de calçado, avançou com o despedimento colectivo de mais de 50 trabalhadores, ainda tendo salários em atraso desde Setembro. PCP e BE questionam Governo PS sobre a situação.

Créditos / felgueirasmagazine

Na manhã do dia 13 de Outubro, os mais de 50 trabalhadores da Rebel Choose, empresa de calçado de Fafe, Braga, foram informados sobre o encerramento da entidade e o despedimento colectivo de todos os funcionários. A empresa alegou a falta de encomendas para justificar o despedimento e o facto de ainda não ter pago os salários de Setembro (e duas semanas de Outubro).

Aos trabalhadores, o patronato já entregou os documentos necessários para solicitarem o subsídio de desemprego. Metade destes profissionais já tinha sido mandada para casa no início de Setembro, por suposta falta de trabalho.

Os mais de 50 trabalhadores abrangidos por este despedimento colectivo «ficam assim numa situação de grande incerteza quanto ao seu futuro», refere o PCP, numa pergunta dirigida a semana passado ao Governo PS, nomeadamente à ministra da Presidência, ao ministro da Economia e do Mar e à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Entre outras questões, os comunistas querem saber que «apoios públicos, nacionais e comunitários, foram atribuídos a empresas dos mesmos proprietários da empresa referidas na primeira pergunta nos últimos anos».

Da mesma forma, o executivo governamental deverá explicitar as medidas que tomará «para defender os postos de trabalho, bem como os interesses e os direitos dos trabalhadores». Por seu lado, o Bloco de Esquerda defende, num documento endereçado ao Governo, a necessidade de «assegurar que as contribuições para a Segurança Social e Finanças destes trabalhadores e trabalhadoras são pagas, bem como que os seus direitos são assegurados, nomeadamente o pagamento de eventuais salários em atraso e o acesso imediato ao subsídio de desemprego».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui