«A Bosch tem todas as condições para pagar a cem por cento os salários dos 2500 trabalhadores que decidiu, à socapa, colocar em lay-off a partir da próxima semana, defende o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte (SITE Norte/CGTP-IN)». É desta forma directa que o SITE Norte se insurge contra o que considera ser uma injustiça praticada pela pela empresa sediada localizada em Braga.
De acordo com o que se pode ler no comunicado sindical, o SITE Norte diz que é «inaceitável» que, além do corte remuneratório com o lay-off, este seja pago pela Segurança Social, ou seja, pelos trabalhadores. O sindicato relembra que a empresa tem acesso a fundos comunitários e estatais, assim como a variados benefícios fiscais, tal como vai beneficiar da recente descida do IRC.
A par deste elemento, a estrutura afiliada à Fectrans, critica ainda o facto do processo ter sido todo conduzido com «secretismo», afirmando que os trabalhadores apenas souberam da medida «pelas notícias na comunicação social», algo que se reveste de gravidade uma vez que o SITE Norte, em Setembro, tinha pedido esclarecimentos à administração sobre as paragens de produção.
«Por força de lei, a comunicação da intenção de aplicação de lay-off deve ser feita à Comissão de Trabalhadores ou, na sua ausência, ao sindicato», recorda o SITE Norte, acusando a empresa de ter deixado decorrer o prazo legal «sem qualquer informação» aos representantes dos trabalhadores.
«Ninguém, de boa-fé, negoceia o prejuízo dos trabalhadores na calada», critica o SITE Norte, que estranha ainda a «coincidência» de a administração ter reduzido a partilha de informação desde o final do ano passado.
Embora reconheça que o sector de actividade em questão enfrenta «uma situação complexa», o sindicato rejeita que sejam os trabalhadores a suportar os custos da decisão. «Trata-se de um grupo económico centenário, com lucros crescentes a cada ano. Esses lucros acumulados é que deveriam ser usados para pagar os salários dos trabalhadores que a empresa decidiu pôr em lay-off», lê-se no comunicado.
O SITE Norte insere ainda esta situação no contexto da «guerra económica entre os EUA e a União Europeia», criticando a «conivência» das autoridades europeias com os interesses norte-americanos e a falta de resposta política à crise do sector.
 
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
