A Alliance Healthcare, empresa que se afirma líder no mercado da distribuição farmacêutica em Portugal, com cerca de 430 trabalhadores e armazéns em Alverca, Porto, Almancil, Castelo Branco, Açores e Madeira, é uma das 50 maiores empresas em Portugal (em facturação, lucros e activos). Ainda assim, a empresa «refugia-se» na aplicação da tabela salarial de «mínimos» da Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos (Groquifar).
«As tabelas salariais negociadas para o sector, em geral, estipulam valores mínimos» para os salários, dando espaços a cada uma das empresas que integram as associações patronais para, através da negociação colectiva, aplicarem melhores salários. E a Alliance Healthcare «tem todas as condições para actualizações salariais superiores», afirma a Comissão Sindical da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal/CGTP-IN).
Contudo, o mais estranho neste caso é o facto de a Alliance Healthcare nem sequer estar associada à associação patronal Groquifar, referem os sindicatos da Comissão (SITE Norte, Sul e CRSA). «Os resultados positivos são fruto do empenho dos trabalhadores, o bem mais precioso da empresa», e esse esforço «não é devidamente reconhecido», consideram os trabalhadores que, em plenário, decidiram avançar com a greve de hoje, 1 de Julho. Rogério Silva, coordenador da Fiequimetal, integrou o piquete à frente do armazém de Lisboa.
Esta acção de luta, que está a afectar todos os armazéns em Portugal e regiões autónomas, realiza-se em protesto contra a recusa do patronato em aceitar as reivindicações aprovadas em plenários. «Os trabalhadores exigem 150 euros de aumento para todos, subsídio de alimentação no valor de 10,20 euros, diuturnidades de 30 euros por cada três anos e uma valorização das carreiras profissionais».
«Caso as reivindicações não sejam atendidas, os trabalhadores voltarão a reunir em plenário para deliberar sobre novas formas de luta», avisa a Comissão Sindical.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui