Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|exploração

CeX: empresa quer trabalho qualificado a preços de saldo

Todos os trabalhadores da CeX têm de avaliar equipamentos. Isto não são funções de caixa, são de técnico de compras, afirma o CESP/CGTP. Diferença nas carreiras em Aveiro implica perdas salariais de 200 euros/mês.

A maçã não cai longe da árvore. Embora esta situação específica, denunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN) e pelos funcionários, tenha lugar na loja da CeX em Aveiro, a empresa de venda de equipamento electrónico em segunda mão tem já um longo historial de exploração da força laboral.

Antes da intervenção do CESP, a CeX «obrigava os trabalhadores a revistarem-se uns aos outros, de forma a saberem quanto dinheiro ou bens pessoais» (telemóveis, por exemplo) cada um trazia e levava, antes e depois da jornada de trabalho. Era um verdadeiro «atentado contra os direitos humanos» levado a cabo pela empresa, refere o sindicato, em comunicado enviado ao AbrilAbril.

Muito embora a intervenção do CESP tenha acabado com esta «artimanha», a CeX ainda obriga os trabalhadores «a comunicar os seus pertences pessoais». É «pressão e repressão». A CeX quer (e precisa de) trabalhadores qualificados, «paus para toda a obra», mas recusa-se a pagar salários decentes e a tratá-los como seres humanos, merecedores de condições dignas.

Os trabalhadores da CeX exigiram que as suas categorias profissionais fossem actualizadas, de acordo com o estabelecido no Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) para os trabalhadores do comércio retalhista de Aveiro. A empresa, no entanto, recusa-se a fazê-lo, privando os funcionários desta loja dos cerca de 200 euros mensais a que têm direito.

«Todos os trabalhadores cumprem as mesmas funções de grande responsabilidade que passam por avaliar equipamentos e colocá-los à venda. Isto não são funções de um caixeiro, são sim funções de um técnico de compras», critica o CESP. A loja de Aveiro vai estar em greve no dia 10 de Agosto, com piquete à porta da CeX às 10h30.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui