Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|greve

Fervilha a greve nas cantinas escolares de Santo Tirso

A ICA explora o serviço de refeições das cantinas de Santo Tirso, numa adjudicação directa de cerca de 9 milhões de euros. Greve no dia 15 de Novembro inclui uma concentração à porta da autarquia.

Santo Tirso 
Santo Tirso Créditos / Câmara Municipal de Santo Tirso

As situações repetem-se na concessão da empresa ICA em Santo Tirso. Em finais de 2020, a ICA, Indústria e Comércio Alimentar, tentou avançar com o despedimento colectivo de mais de 30 trabalhadores neste concelho do distrito do Porto, depois de ter garantido que todos os contratos seriam renovados para o ano de 2021.

Nos dias que correm, a lista de reinvindicações que motiva a luta dos trabalhadores das cantinas escolares de Santo Tirso não se reduziu. Em comunicado, o Sindicato de Hotelaria do Norte (SHN/CGTP-IN) ressalva que, para a greve de dia 15 de Novembro, os trabalhadores exigem «a passagem aos quadros da ICA de todos os trabalhadores das escolas EB1» e contratos para o «ano escolar das escolas EB 2, 3».

De igual forma, os trabalhadores exigem a reposição «dos prémios retirados aos trabalhadores», «dos passes sociais e subsídios de transporte» roubados, «das categorias profissionais alteradas» e de cargas horárias reduzidas, «com a garantia de uma carga horária mínima de 4 horas diárias e 20 horas semanais».

É indispensável que a ICA trate de melhorar, com urgência, as condições de trabalho nas cantinas, nomeadamente através da «reparação dos equipamentos avariados»: «fogões avariados, que dificultam a confeção das refeições, esquentadores avariados, que obrigam à lavagem das loiças em água fria, contrariando normas de segurança e higiene alimentares e há falta de frigoríficos e produtos a estragarem-se».

A discussão das condições de trabalho passa, igualmente, pelo aumento salarial de todos os trabalhadores, a aplicação do Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) e a sua renegociação.

Às 8h da manhã do dia 15 de Novembro, o SHN promoverá, com os trabalhadores em greve, uma concentração de protesto à porta da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui