Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|assimetrias regionais

Administração Pública: 4,77 por dia não resolve problemas do Interior

A Frente Comum considera que o incentivo de 4,77 euros por dia para a transferência de funcionários públicos para o Interior cria a ilusão de melhoria de condições de trabalho.

Realizou-se a 17 de Março de 2021 uma manifestação seguida de concentração junto à residência oficial do primeiro-ministro, convocada pela Frente Comum (CGTP-IN). Os trabalhadores da Administração Pública reivindicam o aumento geral de salários, a revisão da tabela remuneratória única, a revogação do SIADAP e a valorização das carreiras.
CréditosManuel de Almeida / Agência Lusa

«Foi ontem [terça-feira] publicada uma portaria conjunta (Ministério das Finanças e Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública) que, na senda daquela que tem sido a posição do Governo, não resolve qualquer problema dos trabalhadores da administração pública e cria a ilusão de melhoria de condições de trabalho», afirmou a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública (CGTP-IN), num comunicado, a propósito da portaria que determina o valor da compensação pecuniária do Programa de Incentivos à Fixação de Trabalhadores do Estado no Interior.

Ao abrigo da nova portaria, que entrou esta quarta-feira em vigor, os funcionários públicos que optem por trabalhar no Interior do País recebem um incentivo de 4,77 euros por dia e mais dois dias de férias por ano, durante três anos.

«Num quadro em que os salários na administração pública não sofrem qualquer actualização digna desse nome há mais de uma década, em que se assistiu à destruição de milhares de carreiras e à não valorização de outras e perante uma política de absoluta estagnação profissional, torna-se completamente incompreensível que, não resolvendo nenhum destes problemas, se avancem medidas que apenas agravam as assimetrias que já hoje se identificam», pode ler-se no comunicado.

A Frente Comum considerou ainda que «o País necessita de políticas que promovam um efectivo desenvolvimento de todos os territórios e, naturalmente, de uma administração pública capaz de responder aos desafios colocados».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui