O PEV apresenta hoje uma proposta que visa fixar como limite máximo para os salários dos administradores dos reguladores o valor mais alto que a entidade paga aos seus trabalhadores. O partido quer agendar a iniciativa no início da próxima sessão legislativa, em Setembro.
Em Outubro de 2015, a Comissão de Vencimentos da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) decidiu aumentar os salários da administração em 150%. O presidente da ANAC passou a ganhar mais de 16 mil euros, enquanto o salário médio dos trabalhadores da entidade se situa nos 2000 euros, de acordo com a informação prestada pelo próprio presidente quando foi ouvido na Assembleia da República em Maio.
Os membros das comissões de vencimentos são agora nomeados pelo Governo e «Os Verdes» querem que passem a ter membros indicados pelos trabalhadores e pelos sindicatos.
«Moralizar os vencimentos dos Administradores, garantir os direitos dos trabalhadores e democratizar o processo de nomeação das administrações são os três grandes objetivos» da iniciativa do PEV. O BE já apresentou uma proposta que visa limitar os salários dos administradores ao ministro que tutela a entidade.
O PS já se mostrou disponível para discutir o tema, mas ainda não apresentou qualquer proposta, devendo fazê-lo depois do Verão.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
