|Saúde

Utentes exigem centro de saúde na Pontinha

No protesto realizado ontem em frente ao Centro de Saúde de Carnide, em Lisboa, exigiram-se mais médicos e enfermeiros, mas também a construção de um centro de saúde na freguesia da Pontinha.

A unidade de saúde foi construída para servir apenas a freguesia de Carnide
A unidade de saúde foi construída para servir apenas a freguesia de CarnideCréditosCarla Fino / Rádio Renascença

Em causa está, de acordo com a Comissão de Utentes da Pontinha, uma população «bastante envelhecida», que não possui meios financeiros nem transportes para se deslocar – para Carnide ou para a extensão de saúde da Urmeira, onde parte da população da Pontinha, no concelho de Odivelas, é atendida.

O porta-voz da comissão de utentes esclarece que no Centro de Saúde de Carnide, onde funciona a Unidade de Saúde Familiar (USF) da freguesia da Pontinha, não há médicos de família para todos, não há enfermeiros, não há assistentes técnicos operacionais e falta material para tratar os doentes.

O presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Fábio Sousa, também marcou presença no protesto, onde referiu que a situação penaliza igualmente a população de Carnide pois o equipamento, inaugurado em 2014, foi construído para servir apenas esta freguesia.

Entre as soluções apontadas pelo presidente da junta está a transferência de utentes da Pontinha para outras instalações e o alargamento da unidade de saúde de Carnide «pelo facto de ainda termos muitos utentes sem médico e utentes que estão noutro centro de saúde, muito distante da sua zona de residência».

Em resposta ao protesto dos utentes, a Administração Regional de Saúde de Lisboa assegurou ontem ainda que até Junho irá reforçar a USF da Pontinha com mais dois médicos, «resolvendo-se assim o problema dos utentes sem médico de família».

Na mesma nota, enviada à Agência Lusa, refere-se ainda que «muito em breve» serão realizadas obras no centro de saúde de Carnide para criar espaços autónomos entre as duas USF, nomeadamente salas de espera.

Tópico