Trabalhadores da Saúde marcam greve nacional para dia 20

Considerando que já «basta de promessas», os trabalhadores da Saúde vão fazer greve dia 20 deste mês, exigindo ao Governo a aplicação das 35 horas de trabalho semanais a todos os trabalhadores do sector e a criação da carreira de técnico auxiliar de saúde, entre outras reivindicações.

Trabalhadores da Saúde, «fartos de promessas», vão fazer greve no dia 20 de Janeiro
Créditos

Em comunicado, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) dá conta da exigência de «devida resposta» para as «reivindicações dos trabalhadores da Saúde», desde que o actual Governo tomou posse. Contudo, após várias reuniões realizadas, o ministro da tutela «continua a não cumprir as promessas feitas», numa atitude que a federação sindical classifica de «claro desrespeito pelos direitos e justas reivindicações» dos trabalhadores da Saúde.

Neste sentido, a federação exige ao ministro da Saúde que dê resposta «imediata» às reivindicações dos trabalhadores do sector, como a admissão de novos profissionais, o fim dos cortes nos pagamentos das horas de qualidade e do trabalho suplementar, e a revisão da carreira de técnico de diagnóstico e terapêutica, valorizando-a e garantindo a aplicação imediata de todos os seus direitos.

A federação sublinha que o vínculo público de nomeação deve ser aplicado a todos os trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e exige ainda: a garantia de que a carreira especial de técnico de emergência pré-hospitalar tenha de imediato a respectiva valorização salarial; a revisão da carreira de técnico superior de saúde; bem como o pagamento do abono para falhas aos trabalhadores que manuseiam valores.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui