|reposição de freguesias

População de Vale das Mós concentra-se e aprova a reposição da freguesia

Cerca de uma centena de habitantes de Vale das Mós concentraram-se esta semana junto às instalações da União de Freguesias de São Facundo e Vale das Mós, numa ação de reforço da luta pela reposição da Freguesia de Vale das Mós.

A concentração, convocada pelo Grupo de Apoio à Criação da Freguesia de Vale das Mós, contou com a participação de moradores de todas as idades, incluindo o antigo presidente da extinta freguesia de Vale das Mós, que usou da palavra perante os presentes.

Durante o encontro, foi aprovada por unanimidade e aclamação uma moção que reitera a vontade popular de «continuar a pugnar pela criação da Freguesia de Vale das Mós». No documento, a população sublinha que «a concretização deste objetivo também depende da nossa vontade de fazer valer as nossas pretensões nas ruas da nossa aldeia, mais que nos órgãos institucionais».

Os manifestantes defendem uma freguesia com «eleitos mais próximos de nós e que nos ouçam, que trabalhem connosco, sem nos virar as costas», afirmando que Vale das Mós «merece melhor atenção no tempo, na vida e no modo de estar».

A par da concentração foi também enviada uma carta ao Presidente da Assembleia da República a contestar a legalidade da última reunião do órgão autárquico, realizada a 28 de Janeiro de 2026.

No documento, os signatários alegam que a convocatória da assembleia extraordinária padece de «irregularidades», nomeadamente por incumprimento dos prazos regimentais e por a ordem de trabalhos não fazer «qualquer referência à realização ou votação de um referendo».

Os eleitos questionam ainda a validade da ata enviada à Assembleia da República, por não ter sido ainda submetida a aprovação, e defendem que a proposta aprovada em 14 de Fevereiro de 2025 «refere expressamente a criação da Freguesia de Vale das Mós», pelo que «não há qualquer deliberação válida que determine a interrupção ou não prosseguimento do processo».

A separação das duas freguesias já foi objecto de votação por duas vezes na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de São Facundo e Vale das Mós, em Dezembro de 2022 e Fevereiro de 2022, recordam os eleitos na carta enviada ao parlamento.

O Grupo de Apoio à Criação da Freguesia de Vale das Mós fez questão de sublinhar, no final da concentração, que a luta continua e que «Vale das Mós merece mais e melhor», apelando ao cumprimento da palavra «aprovada nas várias instâncias do Poder Local».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui