|Freguesias

Serpa aprova desagregação de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo

A proposta de desagregação foi aprovada por unanimidade nos três órgãos autárquicos. Câmara Municipal de Serpa salienta prejuízos da união forçada e viabilidade económico-financeira das duas freguesias.

Créditos / Rádio Pax

A proposta de desagregação aprovada por unanimidade em Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo, aprovada também por unanimidade na Câmara Municipal de Serpa, mereceu a aprovação por unanimidade e aclamação por parte da Assembleia Municipal, no passado dia 15, informa o Município serpense numa nota enviada às redacções. 

Em causa está a reposição das freguesias agregadas pela designada «lei Relvas», que apagou do mapa 1168 autarquias com base em argumentos como a coesão social ou ganhos em termos de escala e eficiência. «Todavia, o presumido benefício que a União das Freguesias possibilitaria esbarrou desde logo na reorganização das mesmas, que não teve em conta as especificidades de cada freguesia, a sua cultura e características própria», constata a Câmara de Serpa.

No caso específico da União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e de Vale de Vargo, denuncia que ela colocou em causa a proximidade com os fregueses, «agravada pela falta de meios para responder de forma atempada e efectiva, impactando negativamente no desenvolvimento social, coesão e identidade que se pretende para este território». 

Por outro lado, a receita de cada uma das freguesias «deita por terra» o argumento da redução de peso no Orçamento do Estado, uma vez que «ambas dispõem de viabilidade económico-financeira e recursos para uma eficiente e eficaz gestão pública», constata o Município serpense, que saúda a população deste território pela forma «coerente e persistente» com que lutou pelas suas freguesias.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui