A iniciativa surge na sequência do aumento expressivo de tráfego de camiões de transporte internacional (TIR) que atravessam diariamente a zona residencial. Segundo os residentes, este acréscimo tem como origem a utilização de plataformas digitais de navegação, como o Google Maps e o Waze, que sugerem o percurso pela Barrada como rota mais curta para veículos provenientes de localidades como Bemposta e Ponte de Sor.
Para os habitantes da Barrada, as ruas estreitas e sem infraestrutura adequada da localidade, não suportam o volume e o peso deste tipo de veículos, algo que causa grandes perigos. «Este tráfego pesado, que ocorre a qualquer hora do dia e da noite, compromete seriamente a segurança rodoviária, o descanso da população, e a integridade do pavimento e das habitações», pode ler-se na nota de imprensa enviada.
O abaixo-assinado pede, assim, que se proíba a circulação de veículos com mais de 5 toneladas no interior da Barrada, com exceção dos serviços essenciais como a recolha de resíduos (SNA) e os transportes locais, e a criação de uma alternativa viável.
Os moradores dizem esperar uma resposta célere por parte das autoridades, sublinhando que esta situação afeta diretamente a qualidade de vida, segurança e bem-estar de toda a população da Barrada.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui